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Educadores de Poço de José de Moura participam de capacitação em método que facilita a alfabetização

Professores aproveitaram o período de recesso escolar para investir e buscar uma qualificação complementar à sua formação

Por Secom-PJM

30/01/2019 às 22h38 • atualizado em 30/01/2019 às 22h39

Curso foi realizado nos dias 29 e 30 de janeiro de 2019

A Secretaria Municipal de Educação de Poço de José de Moura proporcionou aos professores da educação infantil, pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental uma capacitação sobre o “Método das Boquinhas”, ferramenta de base multissensorial, fônica-visuo-articulatória que auxilia no processo de alfabetização.

A formação ministrada pela multiplicadora professora Aparecida Ribeiro também teve a participação de gestores escolares e professores que atuam na sala de AEE e teve como foco aperfeiçoar o aprendizado do alunado efetivamente na alfabetização.

O curso foi realizado nos dias 29 e 30 de janeiro de 2019 no Memorial Zé de Moura e na Escola Municipal Prof. Francissco Cassiano. Assim os professores aproveitaram o período de recesso escolar para investir e buscar uma qualificação complementar à sua formação.

A secretária de educação Núbia Naiete de Moura destacou que a formação buscou capacitar ainda mais os professores para trabalhar com a alfabetização, favorecendo a inclusão e agilizando os processos de aprendizagem, contribuindo, assim, para melhoria da qualidade educacional e melhoria nos índices do IDEB.

Sobre o Método das Boquinhas

O Método das Boquinhas se propõe a alfabetizar crianças, jovens e adultos propiciando a associação entre fonema/ grafema (som e letra) pelo articulema (articulação da boca). É uma metodologia desenvolvida pela fonoaudióloga, psicopedagoga, mestre e doutora pela Unicamp, Renata Jardini (CRFa 4028/SP) de neuroalfabetizacão, multisensorial, posto que estimula neurônios-espelho em região pré-frontal do cérebro, que produzem o efeito de se imitar a boca que é visualizada. O método foca seus objetivos na rápida aprendizagem da decodificação (leitura) e codificação (escrita), abordando os elementos linguísticos, fonológicos e articulatórios desse processo.

Esses elementos estão presentes em qualquer metodologia, posto que fazem parte do aprendizado de qualquer língua com características alfabéticas (cada letra possui pelo menos um som). Dessa forma possibilita ao aprendiz ganhos consistentes na alfabetização de maneira rápida, prazerosa e eficaz, uma vez que ele próprio se torna consciente de sua boca que produz o som de cada letra a ser lida, gerando assim autonomia para ler e escrever todas e quaisquer palavras, frases e textos.

DIÁRIO DO SERTÃO

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