header top bar

section content

VÍDEO: Professoras da Faculdade Santa Maria lançam livro em Portugal que destaca mulheres de Cajazeiras

Livro fala sobre os modos de produção solidária com mulheres de movimentos sociais que produzem arte, alimentos, acessórios, entre outros produtos na cidade

Por Jocivan Pinheiro

17/10/2019 às 16h50

Depois de participarem de lançamentos em João Pessoa e Curitiba, as professoras Lindalva Cruz, Joanacele Nóbrega e Pavlova Cavalcanti, da Faculdade Santa Maria, foram até Portugal lançar o livro “Gênero e Economia Solidária – O fortalecimento das gestoras no sertão da Paraíba”. As professoras estiveram em Lisboa acompanhadas da diretora Sheila Lacerda.

O livro destaca os modos de produção solidária com mulheres de movimentos sociais que produzem arte, alimentos, acessórios, entre outros produtos na cidade de Cajazeiras.

“Foi bastante gratificante e de extrema necessidade para que nós pudéssemos prestar conta de todo esse trabalho envolvido que durou aproximadamente dois anos até chegar ao ponto de irmos lançar esse livro em Lisboa para que eles também conhecessem nossa realidade, e através da nossa realidade nós demonstrarmos que podemos fazer mudança no nosso contexto social”, diz a professora Pavlova Cavalcanti.

VEJA TAMBÉM

Professoras da FSM lançam livro que destaca a produção coletiva de mulheres no Sertão paraibano

Professoras da UFCG de Cajazeiras lançam livro sobre ética, bioética e controle social da ciência

Professoras Pavlova Cavalcanti, Joanacele Nóbrega e Lindalva Cruz

O livro contou com as parcerias do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Gênero e Economia Solidária e do Instituto Maria José Batista Lacerda, ambos da Faculdade Santa Maria. Os empreendimentos em destaque na obra são as Louceiras do Bairro São José (objetos de barro), as Mulheres Doce Vida (doces caseiros), as Mulheres Hortaliças (hortaliças e criadoras de galinhas), e as Mulheres Arte Vida.

“Os saberes populares trabalhados nesse livro estão relacionados com uma nova forma de fazer economia, que é a economia solidária. Nós temos um debate teórico que embasa as práticas relacionadas à questão da economia solidária. Você tem a vida das comunidades nesse processo e tem também um capítulo que trabalha sobre a questão dos parceiros que possibilitaram tanto a questão prática, como o financiamento para que nós pudéssemos criar essa obra teórica”, explica a professora Lindalva.

O livro pode ser consultado na biblioteca da Faculdade Santa Maria e adquirido no Instituto Maria José Batista Lacerda, que também fica na FSM, além de diretamente pela editora Print.

Redação DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: