header top bar

section content

VÍDEO: Procon de Cajazeiras diz quais materiais são proibidos na lista escolar e faz alerta sobre preços

Diretor do órgão na cidade disse que algumas escolas ainda distribuem listas com materiais que não podem ser solicitados aos alunos, e que isso pode gerar punição

Por Jocivan Pinheiro

24/01/2020 às 15h44 • atualizado em 24/01/2020 às 15h45

Quando se aproxima o período de volta às aulas, as lojas de material didático ficam cheias de clientes. É comum ver pais, mães, avós e outros responsáveis pelas crianças com a lista de compras que geralmente é elaborada pela escola.

Porém, é comum também constar nessa lista materiais que não são exatamente escolares, mas sim de uso coletivo e até utensílios domésticos.

Será que tudo que a escola pede para os pais comprarem é realmente necessário e é de responsabilidade dos estudantes?

O diretor do Procon de Cajazeiras, Lívio Augusto, revela que algumas escolas ainda distribuem listas com materiais que não podem ser solicitados aos alunos, como materiais de uso coletivo. Mas ele acredita que não é por má fé, e sim porque as escolas não se atualizaram com relação às proibições estipuladas pelo Código de Defesa do Consumidor. Mesmo assim, se o Procon constatar materiais proibidos na lista, a escola será punida.

“O consumidor que tiver dúvida se o material é permitido ou não de constar naquela lista, ele venha até o Procon que a gente está fazendo o trabalho de verificação das listas”, disse.

VEJA TAMBÉM: Saiba quais itens não podem ser exigidos na lista de material escolar em Sousa

Lívio Augusto, diretor do Procon de Cajazeiras

De acordo com Lívio Augusto, até o momento o órgão não recebeu nenhuma denúncia com relação a preços abusivos e nem foi observada discrepância entre os preços da última temporada escolar e os preços atuais.

Quanto aos preços das mensalidades, Lívio explica que eles não podem ser aumentados abusivamente, ou seja, sem estarem dentro do índice regulado pelo Banco Central.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: