header top bar

section content

Professor do IFPB Cajazeiras consegue aprovação de Artigo para apresentação em conferência internacional

O artigo é fruto do Trabalho de Conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do IFPB/Campus Cajazeiras, do aluno Francisco Iarlyson Santana de Andrade

Por Portal Diário

29/08/2023 às 18h02 • atualizado em 29/08/2023 às 19h08

IFPB de Cajazeiras. Foto: Divulgação

O Professor Daladier Júnior do IFPB/Campus Cajazeiras conseguiu aprovar um artigo para apresentação na conferência DEA45 (Data Envelopment Analysis Conference), que será realizada na Universidade de Surrey, cidade de Guildford no Reino Unido, de 04 a 06 de setembro.

O trabalho aprovado é intitulado de Francisco – a web tool for the prediction of network services based on the fractal structure of the network traffic by using DEA models.

O artigo é fruto do Trabalho de Conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do IFPB/Campus Cajazeiras, do aluno Francisco Iarlyson Santana de Andrade, que foi o desenvolvedor da ferramenta Francisco.

A ferramenta de avaliação fractal e otimização da prestação de qualquer serviço na Internet, é única no mundo, sendo fruto da extensão do trabalho de doutorado do Professor Daladier Júnior, que finalizou seu doutorado em 2019, onde entre 2017/2018 foi orientado pelo professor Ali Emrouznejad na Aston University/ Aston Business School em Birmingham Reino Unido.

Nesta época o professor cajazeirense era pesquisador visitante desta relevante Universidade Britânica. O docente Ali Emrouznejad é um dos maiores cientistas de DEA do mundo em número de publicações e relevância, e que agora está como Diretor do Centro de Análise de Negócios da Surrey Bussiness School.

43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação – foto: divulgação

DIFICULDADES

Todavia, apesar do trabalho, estar apto a ser apresentado nessa importantíssima Conferência Internacional, que o Professor Daladier participa desde 2012 e publica nela desde 2014, infelizmente o professor Daladier relatou que o governo federal e o Instituto Federal da Paraíba não dispõem de recursos financeiros, para que ele possa participar desses relevantes congressos, que podem garantir maior networking e parcerias futuras, visando atrair investimentos para os campi do IFPB e de outras instituições públicas federais.

No caso do Artigo, o professor quem bancou a sua inscrição no evento, garantindo a publicação do trabalho em importante revista internacional ligada a esta conferência, na editora Springer. Para se ter uma ideia o trabalho seria apresentado junto com outros importantes trabalhos de instituições globais, tais como a Universidade de Copenhagen na Dinamarca e o Banco da Inglaterra. “Fico triste que o Brasil vai ficando para trás, perante outras nações mundo afora, pois não investe devidamente na Pesquisa & Desenvolvimento & Inovação (P&D&I)”, disse o docente cajazeirense.

MAIS DESTAQUE

Ele informou ainda que parte deste trabalho foi apresentado no WPerformance do 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, maior Congresso de Computação da América Latina, ora realizado de 6 a 11 de agosto, pela primeira vez na história em João Pessoa e, também, pela primeira vez por um Instituto Federal.

No CSBC 2023 o Professor Daladier Júnior, atual Secretário Regional da Sociedade Brasileira de Computação na Paraíba, foi o captador e coordenador-geral do evento, que teve a maior quantidade de participantes (1604), dos últimos 11 anos, além de também ter sido palestrante do 50º Seminário Integrado de Hardware e Software (SEMISH), evento de maior qualis no CSBC, e ainda mais antigo do que o próprio CSBC.

“Enfim, esperamos que os cientistas brasileiros e sertanejos, que conseguem competir cientificamente de frente com as grandes nações, possam apresentar seus trabalhos científicos mundo afora, elevando o nome da nossa cidade, região e instituições, para que possamos atrair investimentos e oportunidades em P&D&I”, pontuou Daladier.

Lista dos demais artigos na sessão técnica do trabalho do Professor Daladier

CLIQUE AQUI e confira todos os trabalhos que serão apresentados.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: