header top bar

section content

VÍDEO: Curso de Direito da UFCG/Sousa é reconhecido como Patrimônio Imaterial da Paraíba

A proposta da comenda foi do deputado Júnior Araújo (PSB), que ressaltou que esta homenagem foi dedicada a todos que ao longo dos 50 anos de existência do campus de Sousa e do curso de Direito.

Por Diário do Sertão

07/10/2023 às 11h09 • atualizado em 07/10/2023 às 22h14

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou nesta sexta-feira (06), uma cerimônia para entrega da Lei n° 12.195, de 10 de fevereiro de 2022, que torna o curso de Direito da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sousa, Patrimônio Imaterial do Estado da Paraíba.

Na ocasião, o professor Jardel de Freitas Soares, diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), campus Sousa, também recebeu a medalha Padre Rolim – honraria é concedida anualmente a personalidades que se destacam nas áreas educacional e religiosa no Estado.

Tanto a autoria da Lei quanto a proposta da comenda foram feitas pelo deputado Júnior Araújo (PSB), que ressaltou que esta homenagem foi dedicada a todos que ao longo dos 50 anos de existência do campus de Sousa e do curso de Direito, os quais deram uma vasta contribuição à Educação.

Entre as justificativas do projeto de lei, o deputado destacou a trajetória honrosa do CCJS. “A história do CCJS está repleta de atuações sociais em defesa da educação, lutas para receber o merecido reconhecimento e investimento para o desenvolvimento das suas atividades, razões pelas quais, em associação, foram as responsáveis pela atual posição de destaque da instituição nas ciências jurídicas e sociais. Ademais, essa história de batalhas e honra deram frutos que atualmente se espalham em todo o país por meio dos profissionais formados nessa instituição, atuantes em diversos segmentos e que buscam tornar nossa sociedade melhor, contribuindo com seus conhecimentos”, detalhou.

Deputado Júnior Araújo e o reitor da UFCG, Antonio Fernandes Filho

Grato pela homenagem, o professor Jardel ressaltou em seu discurso a trajetória dos profissionais anteriores a ele. “É com muita alegria que recebo essa medalha Padre Rolim, o mestre dos mestres, que ensinou a Paraíba a ler. Se hoje estou aqui, sendo homenageado, é porque existiram tantos outros iguais ao Padre, que construíram todo o caminho para que eu pudesse ser agraciado”, comemorou.

Promulgação da Lei assinada pelo presidente da ALPB (Foto: instagram Dr. Antonio Fernandes)

A solenidade contou ainda com a presença do coordenador do Núcleo de Prática Jurídica do CCJS da UFCG, José Idemário Tavares de Oliveira; do coordenador administrativo da Unidade Acadêmica de Direito do CCJS da UFCG, Eduardo Jorge Pereira de Oliveira; o ex-deputado Jeová Vieira Campos (PT); entre outros representantes da comunidade acadêmica e autoridades legislativas.

A solenidade contou com a presença de várias autoridades – (foto: Assessoria do deputado Junior Araújo)

Sobre o curso

O curso de Direito do CCJS tem 50 anos de existência. Foi criado em 1° de maio de 1971 pela Fundação Padre Ibiapina. Em 1979, foi integrado pela Universidade Federal da Paraiba (UFPB), constituindo o campus VI. Em 2002, em virtude do desmembramento da UFPB, passou a integrar o campus Sousa da UFCG.

Atualmente, o curso funciona nos três turnos (matutino, vespertino e noturno), com aproximadamente mil alunos matriculados. Anualmente, cerca de 170 novos bacharéis em Direito são formados pela UFCG.


Assista no início da matéria um vídeo produzido pelo ASCOM-CCJS-UFCG.


VEJA MAIS FOTOS DA SOLENIDADE:

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: