header top bar

section content

VÍDEO: Durante sessão da ALPB em Cajazeiras, alunos reivindicam climatização do Colégio Polivalente

O deputado estadual Chico Mendes falou que até o final do ano, o Governo do Estado vai climatizar cem escolas, incluindo a ECIT Cristiano Cartaxo

Por Jocivan Pinheiro

18/10/2023 às 17h10 • atualizado em 18/10/2023 às 17h14

Alunos da Escola Cidadã Integral Técnica Cristiano Cartaxo, conhecida como Polivalente, em Cajazeiras, aproveitaram as presenças de vários deputados estaduais na sessão itinerante da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para fazer um ato de protesto e reivindicação para que o Governo do Estado cumpra a promessa de instalar aparelhos de ar-condicionado para climatizar as salas de aula e laboratórios da escola.

A estudante Yasmin Rolim, do primeiro ano do Médio-Técnico de Contabilidade, relatou que a climatização da escola com ar-condicionado foi prometida há 16 anos, quando chegou um gerador de energia elétrica na unidade. Porém, esse gerador está encostado no corredor sem funcionar.

O aluno Eduardo, do segundo ano do Médio-Técnico de Informática, disse que as 11 salas de aula e os laboratórios de ciências e informática do Polivalente têm ventiladores para aliviar o calor, mas alguns não funcionam. As altas temperaturas sobrecarregam os equipamentos, que acabam pifando.

“Você vê computadores queimando por conta de calor; às vezes materiais do laboratório de ciências que não podem ser utilizados justamente por conta da temperatura, que acaba atrapalhando na prática, então você perde na questão de conhecimento”, explica o estudante.

A reivindicação já foi feita várias vezes pelos estudantes. Em agosto, eles se reuniram com a 9ª Gerência Regional de Ensino e depois enviaram ao Governo do Estado a ata do encontro. Em maio, durante a abertura dos jogos escolares da 9ª Gerência, os alunos entregaram aos deputados cópias de abaixo-assinado.

Alunos reivindicam climatização do Colégio Polivalente em Cajazeiras (Foto: Diário do Sertão)

Chico Mendes garante que governo vai climatizar

O deputado estadual Chico Mendes (PSB) falou que até o final do ano, o Governo do Estado vai climatizar cem escolas, incluindo a ECIT Cristiano Cartaxo.

“Vai ser feito um esforço, e isso é possível, até o final de dezembro essa escola está 100% climatizada. O Estado já tem todos os aparelhos de ar-condicionado necessários para o Polivalente, e agora é só a questão técnica, como instalar, se a Suplan [Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado] faz esse trabalho ou se a Secretaria [de Estado da Educação] faz de forma direta um contrato para que isso possa acontecer”, disse Chico Mendes.

O deputado Taciano Diniz (União Brasil) prometeu levar a reivindicação dos estudantes até o plenário da Assembleia. “Irei também fazer essa cobrança na tribuna da Assembleia Legislativa por essa simples, mas importante, atitude que o Governo do Estado tem que tomar, instalar ar condicionados para garantir as condições básicas de ensino e a qualidade aos estudantes da ECIT Cristiano Cartaxo”, falou ele.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: