header top bar

section content

VÍDEO: Advogado de conselheira tutelar acusada de agredir adolescente em Triunfo apresenta versão da defesa

Lindolfo Fernandes nega as acusações feitas pela primeira suplente Fraciilda Braz, que está tentando impugnar a posse de Jéssica Noelle, que foi eleita na 5ª colocação

Por Jocivan Pinheiro

10/01/2024 às 18h00 • atualizado em 10/01/2024 às 18h09

O advogado da conselheira tutelar Jéssica Noelle, acusada de agredir uma adolescente de 15 anos erm Triunfo, no Sertão paraibano, participou do programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, nessa quarta-feira (10), para dar a versão da sua cliente. Lindolfo Fernandes nega as acusações feitas pela primeira suplente Fraciilda Braz, que está tentando impugnar a posse de Jéssica, eleita na 5ª colocação e empossada nessa quarta.

Fraciilda acionou o Ministério Público para tentar impugnar a posse de Jéssica alegando que a mesma teria agredido uma adolescente de 15 anos durante vaquejada em Triunfo, em junho de 2023.

Nessa terça-feira, Fraciilda mostrou ao Diário do Sertão um vídeo que, segundo ela, seria a prova dessa confusão. Imagens mostram duas mulheres trocando socos e pontapés enquanto outros jovens tentam separá-las, em uma festa de vaquejada.

O advogado Lindolfo Fernandes alega que o vídeo sequer identifica a suposta participação de Jéssica na briga. Porém, em seguida, ele conta que o que as imagens mostram é a mãe da menor de idade agredindo Jéssica.

Segundo Lindolfo Fernandes, havia ocorrido apenas um desentendimento verbal entre Jéssica e a adolescente. Depois, a mãe da menina teria partido para cima de Jéssica para agredi-la.

O advogado justifica que não há laudo das agressões que Jéssica teria sofrido porque, na época, ela não deu tanta importância ao fato e por isso não procurou a Justiça.

“A Jéssica nunca teve nenhuma conduta que tratasse a mesma como uma pessoa inidônia, que nao fosse capaz de assumir o cargo de conselheira tutelar em Triunfo. Ela não responde qualquer processo que seja. Na verdade, existe um termo circunstanciado de ocorrência, que é para apurar essa situação envolvendo Jéssica e a adolescente, e o termo circunstanciado de ocorrência trata justamente de crimes de menor potencial ofensivo. Obviamente, por se trata de um procedimento investigatório na qual se busca a verdade, ela tem a presunção de inocência, ela não tem nenhuma sentença que decrete que ela é culpada por qualquer conduta que praticou durante toda sua vida. Então, não passa de falácias, de inverdades praticadas pela Franciilda como uma forma desesperada de tentar alcançar aquilo que ela não conseguiu nas urnas”, diz Lindolfo.

Conselheira teria se envolvido em briga com adolescente em vaquejada (Foto: Reprodução)

O advogado acredita que a posse de Jéssica não será impugnada porque, segundo ele, Franciilda acionou o Ministério Público “sem juntar qualquer meio de provas […] suficiente para poder impedir Jéssica de exercer seu cargo como conselheira tutelar.”

“Obviamente que pode ocorrer decisões judiciais que mudem esse entendimento. Mas deve-se passar pelo devido processo legal. Serão ouvidas todas as partes; cada uma apresentará seus argumentos, terão audiências, como, por exemplo, a Jéssica já particpou de uma oitiva no Ministério Público e também na delegacia, onde a gente refuta a alegação de que ela não teria comparecido à delegacia para prestar depoimento, quando na verdade ela compareceu, eu estive com ela naquele momento; e também compareeu no dia 18 de dezembro no Ministério Público para também prestar o seu depoimento e apresentar a realidade sobre o que aconteceu naquele fatídico dia durante aquela vaquejada”, acrescentou o advogado.

O caso poderá parar na Justiça. Enquanto isso, o advogado Lindolfo Fernandes disse que vai processar Franciilda por danos morais e entrar com queixa-crime por calúnia e difamação.

“É por essa situação e outras nuances que vão se desenrolar durante a instrução processual, que a gente vai demonstrar a total inocência da Jéssica. Não passou de um desentendimento entre as partes sem que tenha resultado em qualquer dano causado a essa adolescente, e que vai ser elucidado na instrução processual”, afirma Fernandes.

Franciilda rebate advogado e mantém denúncia

Logo após a participação do advogado Lindolfo Fernandes, a suplente Franciilda Braz voltou a entrar ao vivo no programa e reiterou que Jéssica teria agredido a adolescente e depois brigou com a mãe da menor.

Primeiro, Franciilda pede desculpa por ter dito, no dia anterior, que o vídeo mostra Jéssica agredindo a adolescente. Dessa vez, a suplente conta que as imagens mostram Jéssica trocando socos e pontapés com a mãe da adolescente, que teria ido saber por que a conselheira havia agredido a filha dela. Contudo, Franciilda reafirma que Jéssica agrediu a adolescente e que tem provas dessa suposta agressão.

“Eu queria pedir desculpa porque, realmente, houve um pequeno equívoco da minha parte sobre o vídeo. Mas venho dizer que todas as coisdas que ele [o advogado] falou também foram mentiras, inverdades, como ele falou. Eu tenho provas, tenho laudos. O que eu falei ontem, eu faleu porque tinha provas. Se eu não tivesse provas, eu não ia para uma rede nacional falar o que eu não saberia”, disse Franciilda.

“Sim, houve uma agressão física na adolescente, eu tenho o laudo, eu tenho tudo aqui guardado, eu não ia falar uma inverdade, como Lindolfo falou. Estou pedindo desculpa pelo vídeo, estou reconhecendo meu erro, e não existem outras inverdades, a população está revoltada, eu tenho mensagens do povo me falando que não vai aceitar essa conselheira”, acrescenta a suplente.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: