VÍDEO: UNIFSM promove XVII Mesa Redonda de Medicina com foco em Direitos Humanos e saúde integral
O evento vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 19 de maio, na plataforma online do próprio UNIFSM, por meio de uma transmissão ao vivo pelo canal do You Tube da instituição. As inscrições se encerram neste sábado (17)
A professora Lindalva Cruz, do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), de Cajazeiras, esteve nesta quinta-feira (15) no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, junto com os estudantes do curso de Medicina da instituição, Matheus Dias e Geovanna Leite, anunciando a XVII Mesa Redonda que nesse semestre será desenvolvida tanto no UNIFSM como também com a sociedade civil organizada.
Os alunos entrevistados representaram o 1º período da 26ª turma do curso de Medicina da Instituição de Ensino Superior (IES). A cada semestre, o UNIFSM realiza uma mesa redonda com alunos do curso de Medicina, e neste, o tema é: “Caminhos para os Direitos Humanos e saúde integral: soluções para bem viver”.
A professora Lindalva Cruz que é coordenadora da Cadeira de Direitos Humanos, falou da expectativa para o evento que será online e gratuito. Ela enfatizou que “a cada evento que passa, amplia o público”. A docente explicou que as inscrições terminam neste sábado (17), “mas ainda há tempo para se inscrever”.
LEIA TAMBÉM:
A estudante Geovanna Leite mencionou que o evento irá tentar abranger o tema além da universidade. “É trazer essa realidade e tratar dela para que ela melhore para consolidação dos Direitos Humanos. A temática é muito importante e deve se manter a continuidade dessa discusão. Estou muito animada, porque é uma expectativa e uma experiência única”, destacou a discente.
Por sua vez, Matheus Dias enfatizou que o assunto foca na humanização do atendimento médico para os futuros profissionais.
“Vejo o tema Direitos Humanos, principalmente focado na saúde e na questão do bem viver, como muito importante, além, para a sociedade, para nossa formação acadêmica como futuros médicos, que precisam lembrar de focar na pessoa que está na nossa frente, o nosso paciente, lembrar que ele é humano, que você precisa ter todo cuidado com ele. Além do cuidado físico, é muito importante esse tema para o nosso currículo, para o nosso desenvolvimento como seres humanos”, frisou.

Professora Lindalva Cruz e os estudantes do curso de Medicina do UNIFSM, Matheus Dias e Geovanna Leite – Foto: TV Diário do Sertão
A professora também fez questão de mencionar a importãncia do tema. “Estamos em uma encruzilhada, humanidade, sistema, planeta, tudo em crise, e por isso nós buscamos estar trazendo para o debate, temas extremamentes atuais, relevantes e interdisciplinares, para que todas as pessoas possam participar”, disse Lindalva.
“Nós não desenvolvemos temas voltados só para academias, mas temos os movimentos sociais, grupos étnicos, os profissionais de diferentes áreas, todos se encontram nesse debate porque o tema é para buscar soluções, para o bem viver do planeta, do ser humano, da sociedade como um todo, do processo civilizatório onde a gente possa resgatar a pessoa que está muito sufocada pela questão da desinformação, do ódio, da violência, do sofrimento. É nessa direção que nós elaboramos os temas para colaborar com os grandes debates”, acrescentou a professora.
Palestrantes – Confira os palestrantes que estarão na XVII Mesa Redonda do UNIFSM:
Como se inscrever – As inscrições se encerram neste sábado (17) e o principal meio de inscrição é por meio de um link do instagram da XVII Mesa Redonda. Os participantes ganharão 4 horas acadêmicas e terão direito a certificado.
A XVII Mesa Redonda vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 19 de maio, na plataforma online do próprio UNIFSM, por meio de uma transmissão ao vivo pelo canal do You Tube da instituição. O evento terá início às 8h30 e vai até 12h30.
Saiba mais acessando os links abaixo:
– @xviimesaredonda
– @unifsmoficial
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.




Deixe seu comentário