header top bar

section content

VÍDEO: Sociedade Brasileira de Computação emite carta de apoio ao Parque Tecnológico de Cajazeiras

Na carta endereçada ao secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Cláudio Furtado, a entidade destaca que a iniciativa é transformadora para o desenvolvimento da região

Por Luis Fernando Mifô

16/05/2025 às 16h57 • atualizado em 16/05/2025 às 17h01

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) emitiu uma carta de apoio à iniciativa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em parceria com o Governo da Paraíba, de implantar um parque tecnológico em Cajazeiras, no Sertão do Estado.

Na carta endereçada ao secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Cláudio Furtado, a professora doutora Thaís Vasconcelos Batista, presidente da SBC, destaca que a iniciativa é transformadora para o desenvolvimento da região.

“Cajazeiras e sua região têm um enorme potencial humano e acadêmico, com instituições de ensino que já formam talentos promissores”, afirma Thaís.

Ela cita experiências semelhantes que deram certo no Brasil, como o Parque de Desenvolvimento Tecnológico (PADTEC) em Sobral, no Ceará; e o TecnoPARQ, vinculado à Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais.

Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano (Imagem: Reprodução/CDL-CZ)

O Parque Tecnológico Horizontes da Inovação está sendo debatido por diversas autoridades e representantes da sociedade civil organizada da Paraíba, inclusive com a realização de uma sessão especial na Câmara Municipal de Cajazeiras, nesta sexta-feira (16), com as presenças do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Cláudio Furtado; do deputado estadual e líder do governo, Chico Mendes (PSB), entre outros.

Segundo Chico Mendes, o pólo irá complementar o trabalho do IFPB de Cajazeiras e da UFCG de Cajazeiras, que já desenvolvem tecnologia, ensinando e preparando profissionais para o mercado.

O deputado afirmou que a implantação do parque atenderá todo o Sertão da Paraíba e será um aporte tecnológico que vai colocar Cajazeiras e a região na rota tecnológica nacional e mundial.

LEIA A CARTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO

Ao Senhor Cláudio Furtado,
Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior do Estado da Paraíba

Prezado Secretário,

Venho, por meio desta, manifestar meu total apoio à proposta de instalação do Parque Tecnológico Horizontes da Inovação no município de Cajazeiras-PB. Trata-se de uma iniciativa estratégica e transformadora para o desenvolvimento da região, alinhada aos princípios da interiorização da ciência e tecnologia, tão fundamentais para o progresso sustentável do Estado e do país.

A interiorização da inovação é vital para que o Brasil avance de forma mais equilibrada, levando oportunidades para além dos grandes centros urbanos. Cajazeiras e sua região têm um enorme potencial humano e acadêmico, com instituições de ensino que já formam talentos promissores. Experiências bem-sucedidas em outras regiões do Brasil demonstram o impacto positivo que a implantação de parques tecnológicos no interior pode gerar. No Ceará, o Parque de Desenvolvimento Tecnológico (PADTEC) em Sobral tem impulsionado a formação de talentos locais e a atração de investimentos. Mais ao sul, o TecnoPARQ, vinculado à Universidade Federal de Viçosa (MG), mostra como o interior mineiro pode se consolidar como centro de pesquisa aplicada e empreendedorismo tecnológico. No Paraná, o Parque Tecnológico de Pato Branco tem fortalecido o ecossistema de startups e promovido a capacitação de jovens conectando a educação superior ao setor produtivo regional. Esses exemplos ilustram como a interiorização da ciência e tecnologia é uma estratégia eficiente para descentralizar oportunidades, promover o desenvolvimento econômico regional e fixar talentos onde antes havia êxodo. Nesse contexto, a cidade de Cajazeiras e seu entorno apresentam um cenário promissor. Com instituições de ensino superior, vocação acadêmica consolidada e uma juventude ávida por oportunidades, a região está pronta para receber um empreendimento dessa natureza.

A área de Tecnologia da Informação, em especial, enfrenta uma alta demanda por profissionais qualificados – e iniciativas como essa são fundamentais para estimular a formação, retenção de talentos e o surgimento de novos empreendimentos. Apoiar esse parque é apostar no futuro, na geração de empregos qualificados e na transformação social e econômica do sertão paraibano.

Cordialmente,

Profa. Dra. THAIS VASCONCELOS BATISTA
Presidente
Sociedade Brasileira de Computação

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: