Referência em Aprendizagem, escola de Santa Helena é premiada com R$ 80 mil e comprova avanços educacionais
O prefeito João Cleber destacou o compromisso da educação de Santa Helena e disse que a premiação reafirmava a consolidação dos resultados do Alfabetiza Mais Paraíba

A Escola Municipal Luiz Cartaxo Rolim da cidade de Santa Helena está entre as 100 escolas da Paraíba contempladas com o Prêmio Escola Referência em Aprendizagem e receberá R$ 80 mil. A premiação é uma política pública criada para valorizar e incentivar o trabalho de excelência no processo de alfabetização de crianças de até sete anos de idade –, reconhecendo tanto aquelas com melhores desempenhos quanto aquelas que mais avançaram nos indicadores do Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (Siave).
O prefeito João Cleber destacou o compromisso da educação de Santa Helena e disse que a premiação reafirmava a consolidação dos resultados do Alfabetiza Mais Paraíba.
”Como professor e prefeito reconheço que devemos priorizar a educação para que alcancemos os resultados que nossa cidade está conseguindo obter através da dedicação de toda nossa equipe. Quero partilhar a alegria deste prêmio com cada cidadão de Santa Helena, especialmente nossos professores, alunos e funcionários da rede municipal”, disse o gestor.
O Programa Alfabetiza Mais Paraíba
O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa — promoveu avanços significativos na alfabetização das crianças em 2024, de acordo com o Índice de Fluência Leitora (IFL), indicador adotado por secretarias estaduais de educação de todo o País. No início do ano, 63% dos alunos eram classificados como pré-leitores, enquanto apenas 5% estavam no nível de leitores fluentes. Na avaliação mais recente, essa realidade mudou: o percentual de pré-leitores caiu para 32%, os leitores iniciantes subiram para 51%, e os leitores fluentes saltaram para 17%. Esse progresso representa uma redução de 31% no número de crianças que ainda não liam e um crescimento de 12% no grupo dos leitores fluentes.
O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, observou que o Prêmio Escola Referência em Aprendizagem demonstra o bom momento vivido pela educação paraibana. “A gente está cuidado da criança, que é a base da educação em todos os sentidos — o que a criança aprende usa depois para progredir ainda mais na adolescência. É por isso que a alfabetização na idade certa é tão importante. A Paraíba avançou de uma forma histórica. No ano passado recebeu do Ministério da Educação o Selo Prata, sendo a Paraíba o estado que mais pontuou nessa categoria no índice de alfabetização do MEC e também foi o estado que mais avançou no Índice de Fluência Leitora do Brasil”, comemorou.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário