header top bar

section content

VÍDEO: Escola Monsenhor João Milanês leva Cajazeiras à etapa nacional de concurso ambiental em Brasília

De autoria do aluno Ruan Pablo, de 14 anos, sob a supervisão do professor orientador Thiago Nogueira, o projeto da escola estadual irá concorrer na Capital Federal

Por Luis Fernando Mifô

14/08/2025 às 18h48 • atualizado em 14/08/2025 às 18h50

A Escola Estadual Monsenhor João Milanês, em Cajazeiras, no Sertão paraibano, foi classificada para a etapa nacional da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O projeto que irá concorrer em Brasília é um trabalho do aluno Ruan Pablo, de 14 anos, sob a supervisão do professor orientador Thiago Nogueira.

O projeto “Sustentabilidade e o Mundo que Queremos Viver” visa conscientizar e incentivar a realização de práticas sustentáveis, colocando a escola no mapa nacional da educação ambiental.

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é um evento de caráter pedagógico e busca apoiar as secretarias estaduais, municipais e distrital de Educação na promoção da participação social, fortalecendo as ações formativas no campo da educação ambiental.

Em entrevista ao programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, Ruan Pablo falou sobre como defendeu a tese de seu projeto. Ele pontuou que tudo começa através da educação, fazendo uma analogia com elementos do meio ambiente, destacando a importância da educação na vida dos estudantes.

“Assim como uma árvore começa por suas raízes, a gente, como aluno, precisa começar pelas nossas raízes, que a escola nos dá essa oportunidade de criar essas raízes”, afirmou o aluno.

Ruan Pablo e o professor orientador Thiago Nogueira na TV Diário do Sertão (Foto: Diário do Sertão)

Ele também destacou a importância do papel da escola na conscientização sobre o consumo consciente, alertando sobre os desperdícios que afetarão o futuro do planeta.

“A escola oferece para os alunos desenvolverem um futuro mais próspero e sustentável para o nosso planeta, até porque os problemas climáticos, os desperdícios de energia e água são o que assombram realmente um futuro que, para mim, poderia ser brilhante”, falou Ruan.

“As raízes são algo que uma árvore, por exemplo, perde. Então, assim como as árvores, a gente precisa ter raízes para defender um futuro mais próspero para o nosso planeta”, ressaltou.

Ruan Pablo, o professor e as gestoras da Escola Estadual Monsenhor João Milanês (Foto: Diário do Sertão)

Hanuska Campos, gestora da Escola Estadual Monsenhor João Milanês, afirmou estar muito emocionada com a conquista obtida pelo aluno, ressaltando o importante trabalho da educação na vida de um ser humano. Ela destacou seu papel no trabalho de incentivar os alunos da escola.

“Eu faço educação por amor, eu amo educar. Existem todas as outras profissões, mas para ser qualquer profissional, tem que passar por um professor. Não poderia estar mais honrada do que estou me sentindo hoje. E só da gente estar lá, já é uma conquista; já é uma vitória sair daqui para João Pessoa”, concluiu a diretora.

ENTREVISTA COMPLETA COM O ALUNOS E OS EDUCADORES

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: