header top bar

section content

VÍDEO: Escola Dom Moisés Coêlho detalha funcionamento e matrículas para o ano letivo 2026

Josefa Laureana, gestora da instituição, destaca que as inscrições seguem abertas até o dia 31 de janeiro, das 07h às 22h, de forma presencial. O início das aulas está previsto para 10 de fevereiro

Por Priscila Tavares

15/01/2026 às 17h39

A Escola Estadual Dom Moisés Coêlho deu início ao período de matrículas para o ano letivo de 2026. Em entrevista à TV Diário do Sertão nesta quinta-feira (15), a gestora da unidade, Josefa Laureana, detalhou o cronograma e a logística de funcionamento da instituição para o próximo ciclo escolar.

As inscrições seguem abertas até o dia 31 de janeiro e devem ser realizadas presencialmente, nos três turnos (manhã, tarde e noite), das 07h às 22h. O início das aulas está previsto para 10 de fevereiro.

Devido a problemas estruturais no prédio antigo, as atividades pedagógicas ocorrem em uma estrutura modular instalada na área da quadra poliesportiva. De acordo com a gestão, o espaço foi planejado para garantir a segurança e o conforto dos alunos durante o regime presencial.

“A gente vai funcionar no ano de 2026 de forma presencial, já funcionamos e vamos continuar funcionando de forma presencial, mesmo com a construção da nova escola. Porque a gente está aguardando a construção de uma nova escola, mas a gente está funcionando nesse projeto modular. As salas são muito boas, amplas, tem ar-condicionado, tem todas as necessidades básicas para funcionamento”, afirmou a gestora.

Sala de aula no complexo modular do Dom Moisés Coêlho (Foto: Larissa Melo/ Diário do Sertão)

A unidade dispõe de oito salas de aula climatizadas, refeitório, cozinha e uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que já assiste 30 estudantes. Há também um espaço compartilhado que integra biblioteca, laboratório e sala dos professores. Com esta configuração, a escola comporta até 24 turmas, permitindo o atendimento de aproximadamente 900 alunos.

Para 2026, o Dom Moisés Coêlho oferece o Ensino Regular do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio nos turnos da manhã e tarde. O período noturno é destinado ao Ensino Regular (1º ao 3º ano) e à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Josefa Laureana gestora da escola Dom Moisés Coêlho (Foto: Larissa Melo/ Diário do Sertão)

A equipe é composta por cerca de 90 colaboradores, incluindo 60 professores, muitos com títulos de mestrado e doutorado. “A gente oferta todos os programas e projetos da rede estadual. Além dos nossos projetos pedagógicos internos. É tanto, que esse ano, a gente vai trabalhar com a questão ambiental, que é uma temática que está muito em evidência”, ressaltou Laureana.

Parte da escola nque desabou e comprometeu a estrutura do Dom Moisés Coêlho (Foto: Larissa Melo/ Diário do Sertão)

Sobre a construção do novo prédio, a gestora explicou que o processo está avançado e o início das obras pode ocorrer a qualquer momento.

“A gente está aguardando. A qualquer momento pode começar. A informação que a gente tem é que já está em processo, a licitação já está quase concluída e a gente já teve a visita técnica de vários órgãos responsáveis pela construção. A qualquer momento pode começar”, explicou.

Segundo ela, a futura instalação será um marco para a comunidade escolar: “É um projeto muito bonito, uma escola maravilhosa que vai ter auditório, ginásio, biblioteca. As salas de aula serão maravilhosas e a gente vai poder atender os nossos estudantes da forma como eles merecem”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: