header top bar

section content

VÍDEO: Curso de ADS em Cajazeiras tem a maior nota de corte para o SiSU entre os campi do futuro IF Sertão

Para o professor Daladier Júnior, essa nota de corte se soma a outros fatores que, segundo ele, devem ser levados em consideração para que o campus de Cajazeiras seja escolhido como a futura sede do IF Sertão

Por Luis Fernando Mifô

30/01/2026 às 18h05 • atualizado em 30/01/2026 às 18h29

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do campus de Cajazeiras do IFPB tem a maior nota de corte em ampla concorrência para o SiSU entre os campi do Sertão paraibano, que futuramente formarão o IFSPB – Instituto Federal do Sertão da Paraíba.

Com 682,68 pontos, o curso de ADS em Cajazeiras aparece no topo do ranking dos 13 campi, seguido do curso de Medicina Veterinária do campus de Sousa, com 681,72; e do curso de Arquitetura e Urbanismo em Catolé do Rocha, com 673,34.

Completam a lista: Engenharia Civil (640) de Cajazeiras; Engenharia Civil (636,37) de Patos; Educação Física (632,66) de Sousa; Licenciatura em Matemática (624,51) de Cajazeiras; Engenharia de Automação e Controle (607,39) de Cajazeiras; Engenharia Civil (602,64) de Itaporanga; Química (598,97) de Sousa; CIências Biológias – Noturno (572,14) de Princesa Isabel; Agroecologia (549,66) de Sousa; e Ciências Biológias – Vespertino (525,26) de Princesa Isabel.

Para o professor Daladier Júnior, essa nota de corte para ADS se soma a outros fatores que, segundo ele, devem ser levados em consideração para que o campus de Cajazeiras seja escolhido como a futura sede do IF Sertão.

“Seria muito interessante que nessa criação do IF do Sertão fosse respeitada a voz do campus de Cajazeiras; que esse campus possa integrar, ou com um reitor pró-têmpore ou com alguma pró-reitoria relevante, e fazer com que esses resultados se transformem em emprego e renda”, comentou o professor.

As maiores notas de corte o SiSU entre os campi do IFPB no Sertão (Reprodução)

Nesta semana, durante visita técnica a um dos trechos da rota do Complexo Científico do Sertão, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), Cláudio Furtado, confirmou que a implantação de um curso de Inteligência Artificial no IFPB de Cajazeiras.

“Como aqui já tem um desenvolvimento forte na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFPB, a gente não queria colocar um curso que fosse sobrepor, mas, sim, que fosse fortalecer o polo de TI já instalado. E a gente pensou na questão de Inteligência Artificial, que existe hoje uma demanda, tanto do poder público, quanto da sociedade. É importante agora que as nossas intituições de ensino deem a resposta para que isso passe de uma forma rápida”, disse Furtado.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: