header top bar

section content

Ricardo anuncia concurso público para professores durante encontro com APLP

Dobraremos a remuneração da categoria até o fim desta gestão. Isso significa que vamos triplicar o salário dos professores em relação ao que recebiam em 2010", afirmou o governador.

Por Priscila Belmont

28/07/2017 às 09h02

Ricardo em reunião com APLP. Foto: Francisco Franca

O governador Ricardo Coutinho se reuniu nesta quinta-feira (27), na Granja Santana, com representantes da Associação dos Professores de Licenciatura do Estado da Paraíba (APLP), dando continuidade ao diálogo que sempre manteve aberto com a categoria. Na ocasião, o governador anunciou a realização de concurso público para professores e destacou que irá dobrar a remuneração do magistério até o fim de sua gestão. Ao final do encontro, os integrantes da entidade consideraram a reunião satisfatória e aprovaram a contratação de uma Organização Social (OS) para gerir a manutenção predial e acompanhamento pedagógico das escolas da rede estadual de ensino.

Logo após a reunião, da qual participaram a secretária de Estado da Administração, Livânia Faria, o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, e os deputados Trócolli Júnior e Estela Bezerra, Ricardo ressaltou a importância do encontro com a direção da APLP. “Discutimos com a Associação uma série de reivindicações, a exemplo da realização de concurso público para professores, que iremos concretizar. Além disso, dobraremos a remuneração da categoria até o fim desta gestão. Isso significa que vamos triplicar o salário dos professores em relação ao que recebiam em 2010”, afirmou o governador.

Ricardo Coutinho ainda explicou a necessidade da contratação da OS e de que forma será o mecanismo de funcionamento. “É uma forma que o Governo do Estado encontrou de dar garantias a trabalhadores que não tinha sequer carteira assinada. Com isso, melhoraremos ainda mais a infraestrutura de nossas escolas, acelerando a resolução de problemas que levava muito tempo para serem solucionados”, afirmou.

“Essa pactuação irá preservar direitos da merendeira, do vigilante, tirando a precarização em que esses profissionais se encontravam”, prosseguiu.

O governador também agradeceu o apoio recebido da APLP à Gestão Pactuada. “É um apoio daqueles que, realmente, entendem de educação, e sabem que com esse mecanismo vamos avançar e muito nessa questão tão importante”, finalizou.

O presidente da APLP, Bartolomeu Pontes, considerou satisfatória a audiência com o governador Ricardo Coutinho. “Foi um diálogo que nos deixou muito satisfeitos, principalmente o comprometimento do governador em realizar concurso público para professores. Além do mais, recebemos a garantia de que nenhum trabalhador será demitido com a Gestão Pactuada”, disse.

Já a deputada Estela Bezerra enfatizou que a reunião produziu resultados muito significativos. “O governador Ricardo Coutinho dialoga sempre com muita transparência. Nessa conseguimos a garantia da realização de concurso público para a categoria, estudo de avanços no PCCR e a garantia dos prestadores de serviço na contratação da OS”, pontuou.

Por sua vez, o deputado Trócolli Júnior ressaltou a sensibilidade do governador Ricardo Coutinho em atender às reivindicações dos professores. “Mesmo em meio a um cenário tão adverso, o governador Ricardo Coutinho tem demonstrado toda a sensibilidade com a educação paraibana. Os recentes reajustes no salário da categoria são um exemplo disso, além das melhorias anunciadas nesta reunião, a exemplo do concurso público para professores”, concluiu.

Secom

OS CIRENEUS DO CAMINHO

VÍDEO: Programa Mensagem de Esperança reflete sobre imunização espiritual e como lidar com adversários

'MENSAGEM DE FÉ'

VÍDEO: Padre apresenta programa especial na TV sobre a tradicional Festa de Dom Bosco em Cajazeiras

'OPINIÃO DO CIDADÃO'

VÍDEO: Em Cajazeiras, presidente da OAB-PB diz ser contra posse de arma: “Índices de mortes aumentam”

PROPRIEDADES EMBARGADAS

VÍDEO: Impedidos de plantar, agricultores de Cajazeiras acusam IBAMA de excessos na aplicação de multas