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Quer melhorar sua saúde? Saiba por onde começar seguindo apenas 4 passos!

Evite usar açúcar em excesso, óleos de cozinhas(que se oxidam), gordura trans e álcool, que são alimentos extremamente inflamatórios.

Por Beleza e Saúde

02/07/2018 às 10h03

Dicas de Saúde para você viver mais e melhor

Muitas pessoas me escrevem pedindo dicas para melhorar a saúde. No meio do mar de informação que temos hoje em dia, é natural que fiquemos perdidos. Por isso, resumi alguns tópicos que julgo mais importantes para a saúde: eles devem dar uma boa ideia do que considero mais fundamental, assim como direcionamentos de por onde começar.

Alimentação
Ter uma boa alimentação é um dos ítens que é importante para uma boa saúde. Para manter-se em boa forma ao longo do tempo, o resultado vem 60% da alimentação e 40% dos exercícios físicos.

Muita gente quer saber qual é o melhor alimento para comer. Queremos uma fórmula pronta e eficaz para ter uma excelente saúde nutricional. A verdade é que não existe um alimento milagroso, nem sequer uma dieta ideal pronta. Cada um reage de forma diferente aos alimentos: o que é ótimo para um, pode não ser tão bom para outra pessoa. A melhor alimentação é você quem deve buscar, procurando conhecer a si mesmo, ao mesmo tempo que busca informações de qualidade. Hoje em dia, a informação sobre alimentação está disponível a todos, então não deixe de investigar!

Existem aqueles alimentos que são verdadeiros remédios para nossa saúde: folhas verdes, brócolis, repolho roxo, açaí, cacau, frutas oleaginosas, semente de abóbora, cúrcuma, óleo de coco, abacate, linhaça, enfim, a lista é extensa. Existem também aqueles alimentos que devem ser evitados, como é o caso dos 10 piores alimentos para sua saúde.

Diante de todas as informações disponíveis, se você quer melhorar sua alimentação, a melhor abordagem é não ser radical. Alimentação também é prazer; não precisa cortar tudo radicalmente ou deixar de comer as “porcarias” bruscamente. Fuja das famosas “dietas”: acho que a dica mais importante é sempre procurar incluir um ou outro alimento bom, sempre ao poucos, sem se preocupar muito em cortar os alimentos ruins. A medida que você inclui os bons alimentos, você sente menos e menos vontade de comer os ruins?—?sem traumas e sem sacrifícios.

É importante também evitar fazer restrições a alimentos. Quanto mais variada sua alimentação, melhor. É preciso fornecer uma quantidade adequada de vitaminas e minerais para o corpo funcionar em harmonia, e isso só é possível obtendo nutrientes das mais diversas fontes. Com o solo mais empobrecido, isso fica cada vez mais difícil; por isso, além de variar os alimentos é bastante recomendado investigar alternativas de suplementação, como de sais minerais em geral, de vitamina D (importantíssima!), magnésio, cálcio, ou outras conforme sua necessidade específica. Hoje em dia existe uma deficiência crônica desses elementos, e melhorar nisso pode fazer uma diferença absurda na saúde (inclusive na beleza da pele, pela formação do colágeno e outros processos).

Seguem mais algumas dasdicas que considero importantes para uma boa alimentação:

Inclua na sua dieta alimentos anti-inflamatórios. A maior parte das doenças é causada por inflamações crônicas no organismo. Ingerir alimentos anti-inflamatórios reduzem essa inflamação proporcionando mais saúde. Evite usar açúcar em excesso, óleos de cozinhas(que se oxidam), gordura trans e álcool, que são alimentos extremamente inflamatórios.

Prefira alimentos naturais. Evite industrializados e prefira, sempre que possível,comer tudo orgânico: infelizmente o Brasil é o país com maior utilização de pesticidas nocivos à saúde.
Importe-se com o que você está ingerindo. Leia os rótulos dos produtos no supermercado. Evite comer fora, dando prioridade à comida em casa, preparada com ingredientes de qualidade e com o devido cuidado.

Não se esqueça de ingerir líquido durante o dia: água, chás, sucos, água de coco.
Evite comer em excesso. Cuidado com a falsa fome! Não comer em exagero é um dos segredos para quem quer viver 100 anos ou mais (e com saúde!).
Saiu uma pesquisa recentemente que o maior problema das doenças não estão na falta da comida e sim no excesso. Ou seja, as pessoas estão comendo demais, sem necessidade — e isso está deixando as pessoas doentes. Então, comer pouco ajuda muito a ter uma boa saúde.

Exercícios Físicos
Para manter-se saudável e em equilíbrio, nosso corpo precisa de movimento. Os benefícios da atividade física são tantos que é impossível enumerar todos; alguns são: prevenção de diabetes, de doenças cardíacas, da obesidade e da hipertensão arterial, diminuição da depressão e da ansiedade, melhora no bom humor e autoestima…

As opções são diversas: corrida, musculação, pilates, treino intervalado entre várias outras. É sempre possível fazer exercícios em casa também. O importante é encontrar algo que seja prazeroso, pois somente assim poderá se levar a atividade por um longo prazo. Ah, e uma dica simples se você não está conseguindo manter sua rotina: faça seus exercícios pela manhã. É surpreendentemente eficiente! (se esse for seu caso, leia mais sobre isso.)

Isso tudo é muito bom, porém, ainda mais importante, é integrar a atividade física no seu dia a dia. Medidas simples?—?mas continuadas?—?como subir escadas, caminhar ou andar de bicicleta até o local de trabalho, fazer atividades domésticas, ir à pé na padaria ou supermercado, fazer sua própria comida, também podem ser considerados exercícios físicos. Aliás, esse é considerado o segredo #1 da longevidade em um estudo supercompleto realizado ao longo de muitos anos. Saiba mais aqui.

Ter boa vontade e separar um tempo para si mesmo para movimentar-se é dar a oportunidade de ter um corpo mais saudável, aumentar a autoestima, ter uma qualidade de vida melhor e investir num futuro sem complicações relacionadas à saúde. Mexa-se sempre.

Sono
Dormir bem é fundamental para a saúde e qualidade de vida. Se você não dorme bem, seu dia é ruim, seu aprendizado é ruim, seus relacionamentos são prejudicados, seus resultados no trabalho sofrem, além de você adquirir diversos problemas de saúde no longo prazo.

Se você não está acordando descansada e renovada, é importantíssimo dar prioridade para isso. Você pode pensar que é exagero mas, na minha opinião, se você não dorme bem, resolver esse problema deve ser sua primeira prioridade na vida, tamanha a importância disso.

Para melhorar seu sono, sugiro a leitura do artigo 15 Dicas Essenciais para um Sono Tranquilo e Reparador: lá tem um resumo de todas as dicas mais importantes.

E se seu sono continua deixando a desejar, não apele para remédios: há uma série de soluções naturais não-agressivas a serem tentadas.

Outra coisa a ficar bastante atenta é quanto ao uso de telefones celulares, computador, etc, perto da hora de dormir. Essa é a principal causa da epidemia de insônia que vivemos modernamente, e é importante dar atenção a isso: entenda mais sobre este problema.

Saúde Mental
Tão importante quanto a saúde física é estarmos bem psicologicamente, não é mesmo? Ninguém quer ter uma mente perturbada e inquieta. Uma má higiene mental pode criar muitos problemas, por isso é importante estarmos atentos e cultivar bons hábitos mentais. Isso é muito individual para cada pessoa, porém algumas coisas são universalmente aceitas como mentalmente saudáveis:

Cultive hobbies. Desenvolva passatempos com os quais sua mente possa expressar suas emoções e alegrias. Alimente seu intelecto, diversifique seus interesses. Lembre-se de que, enquanto você preencher a sua mente com os próprios ‘alimentos mentais’, você irá sentir menos tédio e conflito interior.
Participe da vida em grupo. Cerque-se de amigos e familiares. Recupere amizades antigas ou faça amizades novas e verdadeiras para alimentar sua mente. Melhore as suas relações sociais e permita mais carinho e amor com as pessoas mais próximas a você.

Faça o bem! As boas atitudes que temos no dia a dia influenciam a sociedade, e fazem muito bem para nosso bem-estar e saúde mental. Nossas boas ações despertam nas outras pessoas o desejo dessa prática também, criando uma corrente de coisas boas ao nosso redor.

Desafie a si mesmo de tempos em tempos. Procure sempre se aperfeiçoar como ser humano. Busque um trabalho com significado e com um bom nível de desafio. Não tenha medo de sair de sua zona de conforto: é somente assim que conseguimos expandir nossas mentes e apreciar o que há de bom na vida. Libertar-se da preguiça é fundamental.
Cerque-se de beleza! Redecore sua casa ou jardim. Faça uma faxina de primavera. Coloque uma música alegre. Faça o que for necessário para sentir-se relaxada e em paz. Pratique qualquer forma de espiritualismo que lhe agrade.

Fonte: https://belezaesaude.com/como-melhorar-saude/

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