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Saiba quais são os melhores e piores alimentos para o seu fígado

Nesta matéria, separamos uma lista para que você saiba o que pode e não pode ser consumido.

Por Cura pela Natureza

26/07/2018 às 09h43

O que é bom e o que prejudica o funcionamento do fígado

O fígado é um dos órgãos mais importantes. Ele tem várias funções no corpo, como:

– Garantir o metabolismo

– Armazenar nutrientes

– Filtrar o sangue

Por isso é muito importante dar uma atenção especial a ele.
Afinal de contas, é o principal órgão responsável por desintoxicar o nossos organismo.

Para quem não sabe, a dieta exerce grande influência na saúde hepática.

Alguns alimentos são superindicados, enquanto outros, extremamente perigosos.

Nesta matéria, separamos uma lista para que você saiba o que pode e não pode ser consumido.

Primeiro vamos falar dos bons:

1. Aveia

Por ser um alimento com muita fibra, a aveia pode ajudar o fígado a trabalhar melhor.

Além disso, ajuda a eliminar o excesso de gordura.

2. Brócolis

Adicione muitos vegetais à sua dieta, se você quiser manter seu fígado saudável.

O brócolis pode fazer parte dessa estratégia.

Alguns estudos sugerem que esse alimento previne doença hepática gordurosa não alcoólica.

Além de tudo, o vegetal é uma delícia!

Experimente preparar uma salada com repolho, amêndoas fatiadas, um pouco de pimenta…

Use a criatividade e o bom gosto!

3. Café

Para quem adora café, uma boa notícia: é bom para o fígado!

Estudos mostram que beber duas xícaras de café por dia pode proteger seu fígado de danos causados pelo excesso de álcool ou por uma dieta pouco saudável.

Algumas pesquisas sugerem que isso pode diminuir o risco de câncer de fígado também.

4. Chá verde

Esta bebida é rica em antioxidante chamado catequinas.

Pesquisas revelam que o chá pode nos proteger contra algumas formas de câncer, incluindo o de fígado.

Você terá mais catequinas se você preparar o chá e beber ele quente.

O chá gelado ou já pronto (industrializado) tem níveis muito mais baixos de catequinas.

5. Água

Beber bastante água é um grande presente que você pode oferecer ao fígado.

Fuja das bebidas doces e industrializadas, elas são muito calóricas.

6. Amêndoa

Ela é uma boa fonte de vitamina E, que é ótima para prevenir o fígado gordo.

Além disso, garante a saúde do coração.

Portanto, coma um punhado sempre que sentir fome na hora de lanchar.

Outra boa dica é acrescentar na salada.

7. Espinafre

As folhas verdes têm um poderoso antioxidante chamado glutationa, que pode ajudar a manter o fígado funcionando corretamente.

O espinafre pode ser consumido, depois de rapidamente cozido no vapor, numa salada ou com um refogado de azeite e alho.

Fica uma delícia!

8. Amora

Esta frutinha tem nutrientes chamados polifenóis, que ajudam a nos proteger contra doenças hepáticas.

Muitas vezes, essas doenças vêm acompanhadas de obesidade e colesterol alto.

Azeitona e ameixa também é uma boa pedida!

9. Ervas e especiarias

Quer proteger seu fígado e seu coração ao mesmo tempo?

Polvilhe um pouco de orégano, sálvia ou alecrim na sua comida.

Eles são uma boa fonte de polifenóis saudáveis.

Um benefício extra: eles ajudam a reduzir o sal em muitas receitas.

Outras boas opções são: canela e açafrão-da-terra (cúrcuma) em pó.

Agora veja o que você precisa evitar:

1. Alimentos gordurosos

Batata frita e hambúrguer são uma má escolha para manter seu fígado saudável.

Alimentos gordurosos tornam o trabalho do fígado mais difícil.

E, com o tempo, pode levar à inflamação, que por sua vez pode causar cicatrizes no órgão.

2. Álcool

Beber muito pode causar estragos no seu fígado.

Com o tempo, pode levar à cirrose.

Isso acontece mesmo se você beber ocasionalmente – então cuidado!

3. Açúcar

Muito doce pode prejudicar seu fígado.

Isso porque parte de seu trabalho dele é converter açúcar em gordura.

Se você exagerar, seu fígado ficará gordo demais.

A longo prazo, você pode ter uma doença hepática gordurosa.

Então evite açúcar.

4. Alimentos industrializados

Procure alimentos naturais, eles são obviamente mais saudáveis.

O problema com esses alimentos é que eles geralmente são carregados com açúcar, sal e gordura.

Isso tudo sem falar das substâncias químicas.

Uma boa dica: leve um estoque de lanches saudáveis para o trabalho, como maçã, castanha…

Fonte: https://www.curapelanatureza.com.br/post/07/2018/os-melhores-e-piores-alimentos-para-o-seu-figado

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