header top bar

section content

VÍDEO: Grupo de jovens católicos de Cajazeiras promove festa inusitada que se opõe ao Halloween

Jovens vestidos de santos se encontraram para momento de confraternização chamado Holywins

Por Jocivan Pinheiro

27/11/2018 às 16h33 • atualizado em 27/11/2018 às 16h37

Você já imaginou como seria participar de uma festa no céu com santos e figuras históricas como Nossa Senhora, Madre Teresa, Jesus Cristo e outros? Foi algo parecido com isso que as pessoas que passaram pelo Centro de Pastoral da Paróquia São João Bosco presenciaram na noite desta segunda-feira (26).

Isso porque vários jovens vestidos de santos católicos se reuniram para um momento de confraternização no chamado Holywins. Em tradução livre do inglês: a santidade vence. É uma versão católica da festa pagã Halloween, mais conhecida como Dia das Bruxas, comemorado no dia 31 de outubro, véspera do Dia de Todos os Santos.

Os participantes curtiram até uma ‘Cristoteca’, espécie de balada jovem com músicas católicas. O evento foi idealizado pelo Ministério Jovem do Grupo de Oração Maria Santíssima, da paróquia São João Bosco.

“É uma atividade com a juventude onde nós escolhemos alguns santos católicos para festejar. A Cristoteca é um momento com luzes, com músicas remixadas e alegres, e vem em contraposição ao Halloween, que é muito conhecido em todo o mundo, mas que se veste de preto, com sangue, às vezes até celebrando a cultura da morte. Então, nós celebramos a vida e buscando seguir o chamado de Deus para cada batizado”, explica Danilo Lacerda, coordenador do ministério GOMS.

VEJA TAMBÉM:

+ Com padre de Curitiba que trabalha com Reginaldo Manzotti, Reaviva Cajazeiras reúne multidão

Jovens se reuniram para o momento de confraternização Holywins

O estudante Francy Djorkff foi um dos organizadores do encontro e aproveitou o momento para convidar outros jovens para participar da vida da Igreja. Fantasiado de Padre Cícero, ele brincou, pulou e dançou com o restante dos jovens, cada um caracterizado com seu santo de devoção.

Origem

O Holywins surgiu na França, onde jovens católicos se reuniram numa noite de vigília para fazer adoração ao Santíssimo Sacramento. Com eles, os sacerdotes presentes atendiam confissões. Havia ainda espaço para pregações e shows de músicos cristãos. A juventude francesa queria promover uma versão católica do Halloween, onde, ao invés das bruxinhas e das fantasias aterrorizantes, fosse propagada a santidade e os valores de vida eterna.

Fotos

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: