header top bar

section content

Quase milagrosa: 10 bons motivos pra saúde para tomar Água de Coco todos os dias

Por ser uma bebida desportiva natural pode ser consumida por pessoas de todas as idades, inclusive bebês e não tem contraindicações, sendo ótima para curar a ressaca e se livrar das pedras nos rins.

Por Tua Saúde

08/03/2019 às 07h00 • atualizado em 08/03/2019 às 07h12

Os principais benefícios da água de coco

Tomar a água de coco é uma ótima forma de se refrescar num dia quente ou repor os sais minerais perdidos através do suor numa atividade física. Tem poucas calorias e praticamente nenhuma gordura e colesterol, tendo mais potássio que 4 bananas.

A água de coco é especialmente indicada para ser tomada durante a atividade física mas é uma boa pedida para se refrescar na praia. Por ser uma bebida desportiva natural pode ser consumida por pessoas de todas as idades, inclusive bebês e não tem contraindicações, sendo ótima para curar a ressaca e se livrar das pedras nos rins.

1. Hidratar o corpo
A água de coco repõe os sais minerais, tendo sabor ligeiramente adocicado e é muito saborosa gelada. Por ter um sabor agradável você pode aproveitar para tomar água de coco quando estiver com sede para garantir a hidratação do corpo, da pele e dos cabelos.

2. Combate a ressaca
Tomar água de coco é uma ótima estratégia para combater a ressaca mais rápido. Ela contém calorias e o açúcar naturalmente presente eleva a glicemia, combatendo sintomas como mal estar e inchaço abdominal porque ajuda a purificar o fígado.

3. Melhora o funcionamento renal
Como é água, ao atravessar todo tubo digestivo e finalmente chegar ao sangue, contribui para retirar as toxinas e estimula o funcionamento dos rins, produzindo mais urina. Quanto mais urina é produzida maior é a mobilização dos pequenos cristais que se formam dando origem a pedra nos rins, e nesse caso atua na prevenção e no tratamento.

4. Não engorda
Cada 200 ml de água de coco tem apenas 38 calorias e por isso ela não engorda, além disso o sabor é delicioso e ajuda a hidratar o corpo, como tem carboidratos ela substitui perfeitamente qualquer suco, sendo uma ótima opção para os lanches. Você pode acompanhar com um pão integral e uma fatia de queijo branco e tomate com orégano, por exemplo.

5. Limpa a pele
Além de purificar o corpo de dentro para fora porque desintoxica o fígado e o intestino, o que já melhora a saúde da pele, você também pode pulverizar um pouco de água de coco no rosto quando estiver praticando atividade física no sol, por exemplo. Ela limpa e refresca a pele sem causar nenhuma agressão.

6. Melhora a digestão
A água de coco combate a indigestão, a azia e o refluxo sendo uma ótima estratégia para quem está grávida mas também é uma boa estratégia para quem está sofrendo com vômitos constantes porque limpa e hidrata o esôfago, acalmando a irritação causada pela acidez do conteúdo estomacal.

7. Ajuda a controlar a pressão
O potássio presente na água de coco contribui para baixar a pressão alta, diminuindo o risco de doença cardíaca no futuro porque o potássio neutraliza o efeito do sódio no corpo.

8. Combate o colesterol
O consumo regular da água de coco contribui para diminuição das placas de ateroma no interior das artérias e para baixar o colesterol, aumentando a saúde do coração. Mas para que tenha este efeito ainda é preciso seguir todas as orientações do médico para baixar o colesterol, sendo apenas mais uma ajuda extra.

9. Combate as caibras
A água de coco contém cálcio e magnésio que ajudam na saúde dos músculos, sendo eficiente na prevenção e no combate as cãibras de quem pratica atividade física. Ela ainda diminui a tensão, promovendo o relaxamento dos músculos e ainda contribui com a serotonina, o hormônio relacionado ao prazer e bem-estar.

10. Melhora o trânsito intestinal
A água de coco é ótima para o intestino porque é útil tanto para quem sofre com prisão de ventre, como em caso de diarreia ou fezes moles. A quantidade necessária para cada caso pode variar de uma pessoa para outra e por isso é bom verificar diariamente e se as fezes estiverem muito soltas, basta diminuir o consumo da água de coco.

Não existe uma quantidade recomendada de água de coco que se pode consumir por dia mas é bom não exagerar porque ela contém eletrólitos que podem desequilibrar o organismo. Assim pessoas diabéticas ou com problemas renais não devem tomar mais de 3 copos de água de coco por dia.

Se na sua cidade não for fácil encontrar o coco verde ou maduro para poder tomar sua água de coco, você pode tomar a água de coco industrializada, porque ela tem os mesmos efeitos, sendo uma opção mais saudável que os sucos em pó ou concentrados.

Fonte: Tua Saúde - https://www.tuasaude.com/beneficios-da-agua-de-coco/

Recomendado pelo Google: