header top bar

section content

Especialistas ensinam remédio caseiro para quem sofre de refluxo após se alimentar

Existem ainda alimentos que podem ajudar a melhorar o refluxo. Saiba quais as orientações alimentares para melhorar o refluxo.

Por Tua Saúde

28/03/2019 às 10h33 • atualizado em 28/03/2019 às 10h39

Para usufruir dos seus efeitos, deve-se tomar de 2 a 3 colheres por dia, junto às refeições principais.

Os principais remédios caseiros para tratar refluxo são feitos a partir de alimentos que neutralizam a acidez do estômago e diminuem a agressão ao esôfago, como o limão e o vinagre de maçã, por exemplo.

O refluxo ocorre quando o líquido ácido do estômago sobe para o esôfago e em direção à boca, causando sensação de dor e queimação principalmente após as refeições. Veja como combater o refluxo de forma natural:

1. Água com limão
O limão tem um efeito alcalinizante no organismo e por isso ajuda a neutralizar a acidez do estômago, evitando a dor que o refluxo provoca.

Para isso, deve-se beber meio copo de água com uma colher de sopa de suco de limão em jejum e antes das refeições.

2. Chá de gengibre
Além de todas as suas propriedades, o gengibre também é muito eficaz para melhorar a digestão porque estimula o sistema digestivo a produzir mais enzimas e diminui o tempo que o alimento fica no estômago, evitando o refluxo.

Para usufruir dos seus benefícios, pode-se adicionar 4 a 5 rodelas ou 2 colheres de sopa de raspas de gengibre em um litro de água gelada e beber ao longo do dia.

3. Vinagre de maçã
Assim como a água de limão, o vinagre de maçã também tem efeitos alcalinizantes no organismo, ou seja, ajuda a diminuir a acidez do estômago e aliviar o desconforto causado pelo refluxo. Para usufruir dos seus efeitos, deve-se tomar de 2 a 3 colheres por dia, junto às refeições principais.

4. Chá de camomila
A camomila é um calmante natural que ajuda no tratamento de problemas no estômago, a controlar a má digestão e a tratar as úlceras no estômago. Para ajudar a tratar o refluxo, é recomendado tomar 2 a 3 xícaras de chá por dia. Veja mais benefícios desta planta.

5. Suco de babosa
A babosa ajuda a tratar a dor e a queimação provocadas pelo refluxo, sendo útil também no tratamento da gastrite.

Para preparar este suco basta abrir duas folhas de babosa e retirar toda a sua polpa, descascar uma maçã e retirar as suas sementes e adicionar água num liquidificador e bater bem e adoçar a gosto.

Além disso, existem ainda alimentos que podem ajudar a melhorar o refluxo. Saiba quais as orientações alimentares para melhorar o refluxo.

Dicas simples para tratar o refluxo
Outras dicas importantes para tratar o refluxo são:

Evitar tomar líquidos durante as refeições;
Evitar deitar nos 30 minutos após as refeições;
Mastigar e comer devagar;
Usar roupas largas que não apertem na cintura;
Fazer refeições em pequenas quantidades, especialmente ao jantar;
Comer pelo menos 2 horas antes de dormir;
Evitar refeições líquidas ao jantar, como sopas ou caldos;

Deitar na cama para o lado esquerdo para evitar que o conteúdo do estômago chegue ao esôfago e, consequentemente, à boca.

Outra dica que funciona muito bem é colocar um pedaço de madeira de pelo menos 10 centímetros debaixo dos pés da cama, do lado da cabeceira. Esse calço irá fazer com que o corpo fique levemente inclinado, evitando que o ácido do estômago suba para o esôfago, causando o refluxo. Caso o tratamento com medicamentos ou remédios naturais não melhore os sintomas, pode ser necessário fazer uma cirurgia para curar o refluxo.

Fonte: Tua Saúde - https://www.tuasaude.com/remedio-caseiro-para-refluxo-gastroesofagico/

Recomendado pelo Google: