header top bar

section content

Nos acréscimos, Itália vence a Polônia fora de casa e respira na Liga das Nações

Com gol de Biraghi, Azzurra consegue a primeira vitória em jogo oficial em 2018, evita classificação antecipada de Portugal e decreta o rebaixamento polonês no grupo 3

Por GE

15/10/2018 às 08h11 • atualizado em 15/10/2018 às 08h51

Cristiano Biraghi (à esquerda) comemora após marcar o gol da vitória da Itália sobre a Polônia (Foto: Kacper Pempel/Reuters)

Um gol que significou muito mais do que três pontos. Aos 46 minutos do segundo tempo, o lateral Cristiano Biraghi garantiu a vitória da Itália sobre a Polônia por 1 a 0, em Katowice, e deu novos rumos ao grupo 3 da Liga das Nações, que parecia encaminhado para a classificação de Portugal – o empate neste domingo teria dado a vaga antecipada aos lusos. De quebra, o resultado também rebaixou a Polônia na competição.

A Itália chegou aos quatro pontos, e agora terá um confronto direto com Portugal, líder com seis, na próxima rodada, dia 17 de novembro, em Milão. Além de vencer, a seleção italiana terá também de torcer para a já rebaixada Polônia derrotar os portugueses três dias depois, na última rodada.

Mais do que manter a Itália na briga pela classificação, o gol de Biraghi também encerrou o jejum da Squadra Azzurra, que ainda não tinha vencido um jogo oficial sequer em 2018 – nas oito partidas anteriores, a seleção italiana, que não foi à Copa da Rússia, tinha vencido apenas a Arábia Saudita em amistoso antes do Mundial.

A derrota em casa neste domingo determinou o rebaixamento da Polônia para o segundo nível da Liga das Nações, a chamada Liga B. Com apenas um ponto e só mais um jogo a fazer, os poloneses podem, no máximo, empatar com a Itália, mas ficariam em terceiro lugar no primeiro critério de desempate, o confronto direto.

Em um jogo intenso, com as duas seleções buscando a vitória, os destaques foram os goleiros Szczesny e Donnarumma. A Itália acertou duas vezes a trave polonesa na etapa inicial, com o ítalo-brasileiro Jorginho, logo no primeiro minuto, Insinge, aos 29.

Aos 32, Szczesny espalmou outra conclusão de Jorginho e, no contr-ataque, a Polônia quase abriu o placar em conclusão de Milik, que desviou na defesa. O goleiro polonês trabalhou novamente aos 35, em cabeçada perigosa do zagueiro Chiellini, e evitou também o gol de Florenzi, aos 45.

No segundo tempo, a Polônia foi um pouco mais ofensiva, e assustou em chute de Milik bem defendido por Donnarumma, aos 12. A Itália chegou a marcar aos 20, após boa triangulação na área, mas o lance foi anulado por impedimento de Insigne.

Na melhor chance da Polônia no jogo, aos 27, Grosicki recebeu ótimo passe de Lewandowski em contra-ataque mas parou em Donnarumma. Milik pegou o rebote mas mandou por cima do travessão. Quando o destino do grupo já parecia encaminhado para a classificação portuguesa, a Itália chegou ao gol da vitória: após escanteio da direita, Kevin Lasagna desviou de cabeça na primeira trave, e Biraghi completou sozinho na pequena área.

Fonte: GE - https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/nos-acrescimos-italia-vence-a-polonia-fora-de-casa-e-respira-na-liga-das-nacoes.ghtml

Recomendado pelo Google: