header top bar

section content

Depois do Esporte de Patos e Paraíba de Cajazeiras conseguirem acesso a 1a divisão, Sertão terá quatro times no Paraibano

Atlético de Cajazeiras, Paraíba, Sousa e Esporte de Patos vão em busca do título da competição e das vagas nos torneios nacionais

Por

13/10/2015 às 08h00

Esporte de Patos foi campeão da 2ª divisão deste ano (Foto: João Fábio / GloboEsporte.com/pb)

O futebol sertanejo está em alta, com o acesso do Esporte de Patos e do Paraíba de Cajazeiras ao Campeonato Paraibano da primeira divisão neste ano, a competição vai contar com quatro representantes da região na próxima temporada. 

Fato que não acontecia desde 2013 quando cinco clubes participaram da competição.

Atlético e Paraíba de Cajazeiras, Sousa e Esporte de Patos vão ter a dura missão de confrontar equipes tradicionais como Botafogo de João Pessoa, Campinense e Treze de Campina Grande. 

Apesar de conhecer as dificuldades que vão enfrentar, o presidente do Trovão Azul, Eussélio Morais, comemorou o ressurgimento do futebol do Sertão.

"Para nossa grata satisfação o futebol do sertão está sendo coroado com quatro equipes participantes da edição 2016 do campeonato paraibano, abrilhantando ainda mais a competição. Temos uma torcida muito aguerrida na região e por isso muitos presidentes tem se sentido encorajados a montar boas equipes mesmo numa região onde é difícil fazer futebol", afirmou.

Time do Paraíba de Cajazeiras, campeão da 2ª divisão em 2011: acesso garantido depois de quatro
tentativas frustradas (Foto: Paraíba / Divulgação)

Retrospecto
As equipes do Sertão já conquistaram alguns títulos e tiveram participações nacionais, conseguindo desafiar a ligação Campina-João Pessoa. 

Destaque para a equipe do Sousa que figura na primeira divisão estadual desde 1992, e tem no currículo dois títulos do Campeonato Paraibano (1994 e 2009), além de participações na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro das Séries C e D. Outro time bastante tradicional é o Atlético de Cajazeiras que já conquistou o título paraibano em 2002 e acumula boas campanhas no certame.

Os clubes do Sertão participam do Campeonato Paraibano desde 1965. Quando os times de Patos estrearam na competição e foram os únicos representantes por nove temporadas seguidas. Depois foram surgindo representantes de Cajazeiras e Sousa.

Em 1995, o Paraibano teve um recorde de participantes sertanejos. Foram seis times: Atlético de Cajazeiras, Nacional e Esporte de Patos, Mil Réis (Itaporanga), Sociedade Esportiva de Sousa e Sousa.

Com o acesso do Paraíba e do Esporte de Patos, a primeira divisão do estadual vai contar com quatro clubes do sertão. O campeonato está previsto para começar em 17 de janeiro.

DIÁRIO ESPORTIVO com Globo esporte

Tags:
Recomendado pelo Google: