header top bar

section content

Polícia prende mais um envolvido na ‘Operação Gabarito’; Ele estava inscrito no Concurso do Ministério Público do Rio Grande do Norte

O jovem de 31 anos foi preso na casa dele, na praia da Penha.

Por Diário do Sertão

19/05/2017 às 19h27

Suspeito foi preso em casa (foto: Assessoria)

Policiais civis da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) de João Pessoa prenderam, nesta sexta-feira (19), durante mais uma fase da investigação da ‘Operação Gabarito’, mais um suspeito de integrar o grupo criminoso responsável por fraudar concursos públicos na Paraíba e em vários Estados. O jovem de 31 anos foi preso na casa dele, na praia da Penha.

As investigações mostraram que o suspeito aparece como sendo do 2º nível da organização criminosa, um membro com posição elevada, atuação constante, mas que não ocupa a posição de líder, sendo uma espécie de ‘pessoa de confiança’. O nome dele aparece como aprovado em vários concursos junto com outros membros investigados na Operação Gabarito. Agora ele estava aguardando a nomeação no concurso da Guarda Municipal do Conde, no Litoral Sul.

“Ele também estava inscrito no Concurso do Ministério Público do Rio Grande do Norte, alvo da primeira fase da Operação e só não foi preso por nossos policiais naquele dia porque conseguiu fugir do local de aplicação das provas contando com a ajuda de outros membros do grupo criminoso. Ele será ouvido e depois vai aguardar aqui na Central de Polícia pela audiência de custódia”, disse o delegado de Defraudações e Falsificações, Lucas Sá.

E ainda nesta sexta-feira a Justiça converteu as prisões temporárias em prisões preventivas de outros dois investigados na Operação Gabarito.

As investigações da Operação Gabarito começaram há quatro meses e no dia 7 de maio policiais da DDF de João Pessoa começaram a cumprir os mandados de prisão. 28 pessoas já foram presas e a Polícia estima que elas fraudaram cerca de 70 concursos públicos, o que rendeu para o grupo criminoso mais de 20 milhões de reais. A organização criminosa atuava há pelo menos dez anos e conseguiu “aprovar” servidores em instituições municipais, estaduais e federais.

Segundo as investigações, o esquema abrangia desde a confecção de documentos falsificados, se fosse necessário, até a assessoria no momento do certame. Estão sendo investigados os concursos: Guarda Municipal (João Pessoa, Bayeux, Cabedelo), Prefeituras Municipais (João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde, Alhandra e outras cidades do interior da Paraíba), Câmara Municipal de João Pessoa, Corpo de Bombeiros da Paraíba, Polícia Militar da Paraíba e diversos outros concursos, em níveis municipal, estadual e federal.

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria

Recomendado pelo Google: