header top bar

section content

VÍDEO: Secretário de Saúde afirma que decreto deverá ser ampliado: ‘Estamos numa situação crucial’

"Estamos numa situação crucial e com certeza, o decreto ampliará mais 15 ou 18 dias, estamos ainda resolvendo", disse ele

Por Campelo Sousa

09/03/2021 às 16h00 • atualizado em 09/03/2021 às 16h38

O secretário de Saúde do Estado da Paraíba, Geraldo Medeiros, prestou uma entrevista coletiva nesta terça-feira (09), nas dependências do Hospital de Trauma de Campina Grande.

Na oportunidade, Dr Geraldo falou sobre a quantidade dos leitos nos hospitais localizados no Sertão da Paraíba, e mostrou preocupação com os números de internações.

“Estamos numa situação crucial e com certeza, o decreto ampliará mais 15 ou 18 dias, estamos ainda resolvendo, até a outra segunda e com mais restrições sanitárias, isso aí é o que estamos decidindo”, afirmou ele

VEJA TAMBÉM

Toque de recolher começa nesta quarta-feira (24) entre às 22h e 5h na Paraíba; confira outras medidas!

Em Cajazeiras, 100% dos leitos de UTI e enfermaria do HRC estão ocupados e diretor prevê colapso total

Quanto aos leitos de UTI e enfermaria nos hospitais de referencia para o tratamento da Covid-19 no Sertão, foram ampliados desde o inicio da pandemia, e deverão ser novamente reajustados para atender a demanda.

Em Patos o Hospital Noaldo Leite há 12 leitos de enfermaria e 06 de UTI e no Complexo Hospitalar Regional, há 20 leitos de enfermaria e 26 de UTI.

Já em Cajazeiras, o Hospital Regional têm 15 leitos de enfermaria e 13 de UTI; Pombal, no Hospital Regional Dep. Rui Carneiro têm 08 leitos de enfermaria e 05 UTI e em Piancó, no Hospital Regional Dr. Wenceslau Lopes, já são 18 leitos de enfermaria e 07 de UTI.

Novos leitos para o tratamento da Covid-19 em Piancó

“Os leitos de UTI eram 56 em agosto de 2020, mas agora a previsão é chegar aos 85”, disse o Secretário.

O Secretário também falou sobre os óbitos na Paraíba e o pico da doença que está semelhante ao mesmo período de 2020: “Hoje a nossa situação é essa, em você vê que o pico está se assemelhando ao que ocorreu em março de 2020, sendo que aqui, hoje nós estamos observando um maior número de casos e o pior, o surgimento, isso é o que não contamos, das novas variantes que estão contribuindo para esse aumento em todo o país.”

Dr Geraldo ainda disse que o aumento desses casos se deve também ao período de carnaval e fins de semana de aglomerações em praias: “Associado ao relaxamento da população no carnaval e também no veraneio, especificamente a circulação na BR 230 para João Pessoa, com aglomerações, reunindo familiares de 20, 30 pessoas em uma casa, achando que o vírus não está em casa. Basta apenas uma pessoa contaminada para contaminar as demais pessoas.”

Confira a entrevista na íntegra!

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: