header top bar

section content

Jeová Campos destaca implantação do Teste Ampliado do Pezinho pelo SUS e lembra que PB serviu de exemplo

A Paraíba foi pioneira no Nordeste com a iniciativa graças a um Projeto de Lei do deputado estadual Jeová Campos, o qual se transformo na Lei nº 11566.

Por Portal Diário com Assessoria

27/05/2021 às 18h17

Com o teste do pezinho ampliado mais doenças poderão ser identificadas precocemente.

Mais de um ano depois de virar Lei na Paraíba, a adoção na rede pública de saúde do Teste do Pezinho Ampliado agora passa a ser uma ação adotada pelo Sistema Único de Saúde em nível nacional. Isto porque, foi sancionada nesta quarta-feira (26), a Lei Nº 5043/2020 que amplia o número de doenças detectadas pelo Teste do Pezinho no SUS. No entanto, a Paraíba foi pioneira no Nordeste com essa ação graças à iniciativa do deputado estadual paraibano Jeová Campos, autor de um PL que virou a Lei Nº 11566 e ao empenho da equipe da Secretaria de Estado de Saúde, coordenada pelo secretário Dr. Geraldo Medeiros que, mesmo em meio a pandemia do Covid, não mediu esforços para implantação do teste na rede estadual. “Nosso mandato possibilitou que a Paraíba fosse pioneira nesta questão no Nordeste e isso muito nos estimula porque entendo que a política só tem sentido quando muda para melhor a vida das pessoas e um mandato só tem valor quando olha para o futuro, quando deixa um legado de ações que fazem a diferença para a população e a sociedade”, destacou Jeová ao tomar conhecimento da iniciativa do Governo Federal de ampliar o número de doenças identificadas através do Teste. Atualmente, apenas seis delas são contempladas na rede pública. Com essa mudança, alcançará até 50 enfermidades.

O deputado lembrou que o alcance social desta medida, que já está sendo implementada na Paraíba, e de forma pioneira no Nordeste, é muito importante. “O filho do rico já tinha a sua disposição o teste ampliado porque pode pagar por ele, mas o filho do pobre tinha que se contentar em ter a testagem restrita as seis doenças. Agora, com essa ação que já está sendo implantada na rede pública da Paraíba e que vai se expandir, através do SUS, para todo o país, os mais humildes também serão contemplados”, comemorou o parlamentar, destacando que sua atuação política nos dois mandatos anteriores e no atual, sempre teve um olhar voltado para os mais humildes. “Não esqueço as minhas raízes e sei da importância de ter esse olhar para políticas públicas que façam a diferença na vida das pessoas, especialmente, as menos favorecidas economicamente”, reforçou Jeová, que é filho de agricultores e boa parte da vida foi vendedor de alho na feira livre de Cajazeiras, no sertão paraibano.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Cachoeira dos Índios será incluída na transposição do São Francisco e governo anuncia barragem

Deputado Jeová Campos.

Jeová Campos destaca ainda que os equipamentos necessários para realização dos testes na Paraíba já começaram a ser implantados e os treinamentos das equipes responsáveis pela instrumentalização dos testes já foram feitos. “Em breve, teremos o teste ampliado disponível para os filhos dos pobres da Paraíba”, disse ele, lembrando que a demora na implantação dos testes se deu em função de uma série de fatores, que passou pela aquisição dos kits, do treinamento de pessoal, da logística de realização do exame, dos equipamentos necessários para a realização dos mesmos, mas, que a Paraíba será o primeiro estado do Nordeste a dispor desse tipo de testagem na rede pública de saúde.

O teste do pezinho ampliado vai tornar possível o diagnóstico precoce de várias patologias, entre elas, a Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Hipertireoidismo congênito, Hiperplasia Adrenal, Galactosemia, Deficiência de Biotinidase, Toxoplasmose Congênita, Deficiência de G6PD, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e outras Hemonoglobinopatias e Leucinos.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: