header top bar

section content

VÍDEO: Com falta de chuvas, Santa Helena, Uiraúna e São José de Caiana entram em situação de emergência

Além das duas cidades da região de Cajazeiras e uma do Vale do Piancó, Bom Sucesso, na região de Catolé do Rocha e outros três municípios paraibanos estão na nova listagem da Defesa Civil Nacional

Por Luiz Adriano

06/02/2024 às 18h59 • atualizado em 06/02/2024 às 19h02

As cidades de Santa Helena e Uiraúna, ambas no Alto Sertão da Paraíba; Bom Sucesso, na região de Catolé do Rocha; São José de Caiana, no Vale do Piancó; e mais três outros municípios, sendo eles: Bananeiras, no Brejo; Santo André, no Cariri; e Casserengue, no Agreste, estão na mais nova lista anunciada pela Defesa Civil Nacional, nesta segunda-feira (5), classificadas como situação de emergência no enfrentamento da estiagem.

Após a nova lista anunciada nesta segunda (5), o total de cidades da Paraíba que estão em estado de emergência, é de 125. Conforme os dados, 124 são classificadas como estiagem e apenas uma por seca.

Com a medida, os municípios estão aptos a solicitar recursos federais para atendimento à população afetada. No caso de estiagem e seca, os recursos são usados principalmente na compra de cestas básicas, água e no aluguel de caminhões-pipa.

Além de socorro e assistência às vítimas, o governo também repassa recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura ou moradias destruída ou danificadas por desastres.

Imagem ilustrativa – Foto: Alan Tiago Alves/G1

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: