header top bar

section content

VÍDEO: Motoristas da Guanabara aprovam indicativo de greve na PB após assembleia em Cajazeiras e João Pessoa

Os trabalhadores realizaram uma Assembleia do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores do Sistema de Transporte de Passageiros da Paraíba, nas portas das garagens da empresa das 8h às 10h

Por José Dias Neto

21/06/2025 às 18h56

Os motoristas da Expresso Guanabara realizaram, na manhã deste sábado (21), uma Assembleia do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores do Sistema de Transporte de Passageiros da Paraíba, nas portas das garagens da empresa nas cidades de Cajazeiras e João Pessoa, das 8h às 10h. Os trabalhadores aprovaram um indicativo de greve e caso a empresa não implante as melhorias solicitadas pelos trabalhadores nos próximos dias, o serviço pode entrar em greve geral.

A informação foi confirmada ao Diário do Sertão pelo presidente do Sindicato dos Motorista e Trabalhadores do Sistema de Transporte de Passageiros da Paraíba, Ronne Nunes de Sousa. O sindicato, que tem sede em João Pessoa, decidiu realizar a Assembleia também em Cajazeiras para estadualizar a pauta dos trabalhadores da Expresso Guanabara. A Assembleia durou duas horas e neste período os ônibus não podiam deixar as garagens, nem tampouco, as rodoviárias, fazendo uma grande paralisação no transporte de passageiros no estado da Paraíba. Ao fim da Assembleia o serviço foi normalizado.

De acordo com o sindicalista, as reivindicações são: aumento salarial de 8% para todos os trabalhadores; fim do banco de horas do motorista; vale alimentação nas férias para os trabalhadores e plano de saúde linear para todos os trabalhadores, independente de tempo de serviço.

Motoristas da Guanabara aprovam indicativo de greve na PB após assembleia em Cajazeiras e João Pessoa. Foto: SIMTRO/PB

Ronne Nunes de Sousa afirmou ao Diário do Sertão que com a aprovação do indicativo de greve aprovado na manhã deste sábado (21), quando o edital da assembleia for publicado, o Sindicato dos Motorista e Trabalhadores do Sistema de Transporte de Passageiros da Paraíba pode declarar greve em até 72 horas, o que paralisaria o serviço de transporte de passageiros no estado. Diante da Assembleia, passageiros enfrentaram transtornos, com acúmulo em pontos de embarque nas rodoviárias e atrasos nas viagens programadas na manhã deste sábado (21). Após a Assembleia o transporte foi normalizado em todo o estado, seguindo fluxo de rotina.

Ronne Nunes de Sousa é presidente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores do Sistema de Transporte de Passageiros da Paraíba. Foto: SIMTRO/PB

”Já realizamos duas assembleias com a empresa. Uma até com a presença do Ministério Público do Trabalho, porém, a empresa não quer aceitar nem dialogar. A empresa nos ofereceu 6,35% e o sindicato pede 8%, então não podemos ficar dependendo da empresa. Vamos lutar pelas melhorias para nossa categoria”, disse Ronne Nunes.

De acordo com o Sindicato dos Motorista e Trabalhadores do Sistema de Transporte de Passageiros, atualmente, na Paraíba, são mais de 200 trabalhadores no setor.

Motoristas da Guanabara aprovam indicativo de greve na PB após assembleia em Cajazeiras e João Pessoa. Foto: SIMTRO/PB

O QUE DIZ A GUANABARA?

A Expresso Guanabara não se manifestou sobre a Assembleia do Sindicato dos Motorista e Trabalhadores do Sistema de Transporte de Passageiros da Paraíba, nas portas das garagens da empresa nas cidades de Cajazeiras e João Pessoa, das 8h às 10h.

A reportagem da TV e Rede Diário entrou em contato com números disponibilizados porém não obteve êxito. Acionamos também no e-mail da empresa, porém, até o momento, não recebemos nenhuma resposta. O espaço está aberto para que a empresa se manifeste sobre o assunto pelo nosso e-mail [email protected].

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: