header top bar

section content

Ricardo Coutinho é empossado como Governador da Paraíba. VEJA FOTOS!

Posse do novo Governador e de seu vice aconteceu em Sessão Solene no Espaço Cultural, na capital João Pessoa

Por

01/01/2010 às 17h59

Ricardo Coutinho (PSB) e Rômulo Gouveia (PSDB) fizeram o juramento de cumprir a Constituição para o bem do povo paraibano.

O presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo proclamou a posse do novo Governador e de seu vice na tarde deste sábado (1º ), em solenidade no Espaço Cultural em João Pessoa. Logo depois eles assinam o livro de posse e assumiram, oficialmente, gestores da Paraíba.

Emoção
Um momento de emoção na solenidade foi quando o governador recebeu a bandeira do Estado e sua mãe, Dona Natércia, sendo aplaudido por todo auditório.

Após a solenidade no Espaço Cultural, o governador foi para o Palácio da Redenção, onde recebeu a faixa de governador.

A Faixa foi entregue pelo vice-governador, deputado estadual eleito, Luciano Cartaxo (PT). O governador José Maranhão (PMDB) participou da posse de Dilma Rousseff, em Brasília, e por isso Maranhão não entrega a faixa para Ricardo.

Veja fotos:

/  /

 Tragetória do novo Governador
Ricardo Vieira Coutinho, nasceu em João Pessoa, no dia 18 de novembro de 1960, no bairro de Jaguaribe. Filho do agricultor Coriolano e da costureira Natércia. Desde cedo, apostou nos estudos e passou no vestibular da Universidade Federal da Paraíba, em 1977, onde cursou Farmácia.

Nesta época, fim da ditadura e o renascimento do movimento estudantil, ele participou da reabertura do Centro Acadêmico de Farmácia, em 1978.

Após sua formatura, foi aprovado em um concurso para o Hospital Universitário e passou a fazer parte do quadro de funcionários da UFPB, momento que iniciou sua relação com movimentos sindicais, mas foi durante a sua especialização, no Rio de Janeiro, que, segundo ele, depois de participar de comício das Diretas Já, passou a se relacionar, mais intensamente, com pessoas de ideais políticos.

De volta a João Pessoa, em 1985, tornou-se presidente do sindicato dos farmacêuticos. Permaneceu no cargo até 1991, quando Ricardo Coutinho começou sua carreira política partidária.

Ele foi eleito vereador, em 1992, pelo PT e reeleito em 1996, com a maior votação do pleito. Em 1998 foi candidato e eleito, pela primeira vez, a deputado estadual, sendo o deputado estadual com maior votação na Capital . Ricardo foi reeleito em 2002 e permaneceu na Assembleia Legislativa.

Com o objetivo de ser candidato a prefeito de João Pessoa e protagonizando divergências dentro do Partido dos Trabalhadores, Ricardo saiu do PT e ingressou no Partido Socialista Brasileiro (PSB).

No PSB, em 2004, foi eleito prefeito da Capital e mais uma vez, em 2008, como tradição de sua carreira política, foi reeleito com 73,85% os votos, mas em 31 de março de 2010, renunciou o cargo para ser candidato a governador.

Em 3 de outubro de 2010, ele ganhou o primeiro turno das eleições e em 1 de novembro foi eleito governador da Paraíba. No dia 17 de dezembro de 2010, Ricardo Coutinho foi diplomado governador e neste sábado, 1 de janeiro de 2011, o socialista será empossado Governador do Estado da Paraíba.

DIÁRIO DO SERTÃO com Mais PB
 

Tags:
Recomendado pelo Google: