Previsão é de mais de 100 mil turistas na Paraíba até o final do ano
A rede hoteleira de João Pessoa já está praticamente com todos seus leitos ocupados ou reservados. O fluxo de turistas deve manter o setor aquecido até o final de fevereiro.
Até 31 de dezembro, cerca de 117 mil turistas devem chegar à Paraíba. Desse total, 82 mil virão para João Pessoa. A previsão é do Setor de Estatísticas da Empresa Paraibana de Turismo ( PBTur). E, ao que tudo indica, a expectativa vai se concretizar.
A rede hoteleira de João Pessoa já está praticamente com todos seus leitos ocupados ou reservados. O fluxo de turistas deve manter o setor aquecido até o final de fevereiro.
Para garantir a segurança das pessoas que virão conhecer João Pessoa, a Secretaria de Estado de Segurança de Defesa Social reformou e melhorou as condições da Delagacia de Atendimento ao Turista (Deatur). O prédio, que funciona em frente à sede da PBTur, em Tambaú, um dos principais pontos turísticos da Capital.
Investimentos
O local recebeu investimentos de cerca de R$ 24 mil. Também houve reforço na quantidade de funcionários. O local, que funcionava com dez profissionais, agora, dispõe de 13. São três delegados, um escrivão e nove agentes.
De acordo com o titular da Deatur, Fernando Barbosa de Carvalho, o aumento no efetivo e as melhores instalações têm a finalidade de proporcionar aos turistas uma maior sensação de segurança e qualidade no atendimento.
Além das instalações, a delegacia dispõe de equipe bilíngue. Agentes dominam os idiomas inglês e espanhol e têm condições de se comunicar com os estrangeiros.
Polícia Militar
Além da Deatur, a Polícia Militar também intensificou o policiamento na orla de João Pessoa. A Ciclopatrulha, modalidade da corporação que se utiliza de bicicleta para realizar rondas, principalmente na orla, aumentou o efetivo. A quantidade de militares subiu de 50 para 60 neste mês e até janeiro deve alcançar o total de 70 pessoas.
Comando da tropa
Além disso, o comando da tropa fez um planejamento prévio e não haverá férias de policiais nesse período de alta estação. Outra medida para aumentar a segurança foi a alteração dos horários de patrulhamento. Antes, o policiamento era realizado durante os três turnos do dia. Começava às 6h da manhã é só é encerrado às 23 horas. Agora, o trabalho das equipes já começa às 5h. “Fizemos essa alteração porque nessa hora já há muita gente caminhando na orla, fazendo ginástica e ficamos por perto para manter a ordem”, enfatiza o comandante da Ciclopatrulha, tenente Eder Santos Almeida.
Efetivo
Ele acrescenta que o efetivo é dividido em seis setores, que abrangem os bairros de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Altiplano. Os policiais realizam as rondas em dupla ou em trio. Armado com pistolas e portando coletes à prova de balas, o efetivo gera mais segurança para comerciantes e pessoas que costumam transitar pela orla.
Atenção redobrada
Apesar da atenção redobrada dos policiais, as pessoas que visitam os pontos turísticos devem adotar alguns cuidados para não se tornar alvo de criminosos. O delegado Fernando Barbosa recomenda, principalmente, que se evite ostentar objetos de valor em público, a exemplo de celulares e máquinas fotográficas. Outra orientação é não andar desacompanhado.
“É muito difícil acontecer algum crime envolvendo turista. Maioria dos furtos e assaltos ocorre pela falta de atenção”, completa.
Turistas
Os turistas não devem sair do hotel com grandes somas em dinheiro, nem desacompanhados e muito menos em horários de pouco movimento nas ruas. Máquinas fotográficas, filmadoras, cartões de crédito, jóias e outros acessórios de grande valor também não devem ser expostos.
Outra recomendação é sobre as pessoas indicadas a oferecer informação. Os turistas só devem pedir ajuda aos funcionários da PBtur, das agências de viagens, dos hotéis em que estão instalados e nunca a estranhos.
DIÁRIO DO SERTÃO com Secom PB
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário