header top bar

section content

Bancada da Paraíba no Congresso vai ao Planalto reivindicar obras da Transposição do Rio São Francisco

Ministro da Integração Nacional confirma finalização do Eixo Leste até Monteiro para o início de 2017.

Por Luzia de Sousa

09/12/2016 às 08h27

Bancada da Paraíba se reúne com Temer (Foto: Presidência da República)

O Senador José Maranhão, presidente do PMDB da Paraíba, juntamente com outros parlamentares da Bancada paraibana no Congresso Nacional, tiveram audiência com o presidente Michel Temer nesta quinta-feira (8) para reivindicar a conclusão das obras de Transposição do Rio São Francisco e medidas de combate à grave crise hídrica no estado.

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, também participou do encontro no Palácio do Planalto. Senadores e deputados pediram a construção do terceiro braço da transposição para perenizar as águas do Rio Piancó e abastecer o açude de Coremas, permitindo o atendimento da cidade de Patos, região de Espinharas e todo o Vale do Sabugi, cujos sistemas de adução foram construídos no governo de José Maranhão.

Os parlamentares explicaram ao chefe do Executivo federal que com a abertura do eixo no Rio Piancó, todas as cidades abastecidas pelo açude de Coremas serão beneficiadas. “Tanto os municípios do Vale do Piancó quanto os do sertão paraibano serão contemplados com água do Rio São Francisco”, destaca documento entregue ao presidente Michel Temer.

Na reunião que durou cerca de duas horas, o ministro da Integração Helder Barbalho apresentou um cronograma com dados sobre os investimentos e obras em execução ou previstas pelo Governo Federal para minimizar os efeitos da seca na Paraíba. O ministro Helder Barbalho confirmou que o Eixo Leste da transposição até Monteiro deverá ser entregue em março de 2017. Já o Eixo Norte, próximo a Cajazeiras, deverá ficar pronto em dezembro de 2017.

Bancada da Paraíba se reúne com Temer (Foto: Presidência da República)

Bancada da Paraíba se reúne com Temer (Foto: Presidência da República)

Entre as obras previstas, segundo o ministro, a recuperação dos reservatórios de Camalaú e Poções é uma prioridade, sendo que na primeira já foi contratada a etapa emergencial e a segunda está em licitação. Também já foi contratada a recuperação do reservatório de Epitácio Pessoa (Boqueirão). Estão em elaboração os projetos para os reservatórios de São José, Acauã e Engenhos Ávidos.

Estão em licitação, por meio do DNOCS, os projetos de recuperação do reservatório de São Gonçalo, Curema/Mãe d´Agua e também de Lagoa do Arroz. O projeto da Adutora Emergencial do Piancó está em fase de avaliação, aguardando informações complementares da Secretaria de Recursos Hídricos da Paraíba.

Da Assessoria

RÉU DA OPERAÇÃO CALVÁRIO

VÍDEO: Advogado esclarece o que muda no processo de Ricardo após autorização para retirar tornozeleira

OBSTRUÍDAS

VÍDEO: Comandante da PM dá detalhes do protesto que parou a pavimentação da estrada de Boqueirão

AÇÕES DE MORO

VÍDEO: Advogado lista equívocos e ilegalidades no processo da Lava Jato que prendeu Lula

ESTRATÉGIAS

VÍDEO: Jornalista acredita que Carlos Antônio pode indicar vice de Marquinhos fazendo acordo para 2022

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!