header top bar

section content

TOLERÂNCIA ZERO: PRF fecha o cerco durante operação contra motoristas imprudentes no Sertão

As estatísticas de acidentes envolvendo esse tipo de veículo causam preocupação devido ao grau de letalidade.

Por Diário do Sertão

13/02/2017 às 15h22 • atualizado em 13/02/2017 às 15h26

DUAS RODAS - PRF fecha o cerco contra motoristas imprudentes

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagrou nessa sexta-feira (10) até a noite desse domingo (12), a Operação Duas Rodas na BR-230. As abordagens aconteceram nos municípios de Patos, Santa Luzia, Condado, Malta e Santa Terezinha e priorizou a fiscalização de motocicletas e ciclomotores. Durante toda a ação, mais de 100 veículos foram fiscalizados e 227 autos de infração foram emitidos.

A ação faz parte do calendário anual de operações da PRF e tem como objetivo retirar de circulação os condutores imprudentes como também intensificar a fiscalização de veículo duas rodas por conta do Período Carnavalesco que acontecerá no final do mês de Fevereiro de 2017.

As estatísticas de acidentes envolvendo esse tipo de veículo causam preocupação devido ao grau de letalidade. Em 2016 mais de 44% dos óbitos registrados nas rodovias federais que cortam a Paraíba foram decorrentes de acidentes envolvendo veículos de duas rodas. As estatísticas mostram também que 38,5% % dos acidentes registrados no ano passado, pelo menos um veículo envolvido era motocicleta ou ciclomotor. Além disso, nos acidentes em que esse tipo de veículo se envolve, 60,3% dos feridos são considerados graves.

Em apenas três dias de trabalho diversas irregularidades foram verificadas e 227 autos de infrações foram extraídos. A maioria por condutor dirigir inabilitado e a falta do uso de capacete. Além disso, foram feitos 71 testes de bafômetro, onde 13 condutores acabaram autuados; sendo três presos. 56 veículos foram recolhidos ao pátio da PRF por apresentar alguma irregularidade; destes, 52 eram duas rodas.

Os trabalhos de fiscalização à veículos duas rodas estão tornando-se parte indispensável no planejamento das ações de operações da PRF. O chefe da Seção de Policiamento e Fiscalização da PRF na Paraíba, Eduardo Guimarães, afirma o porquê desta necessidade. “As estatísticas revelam uma realidade cada vez mais cruel, onde pessoas, na maioria de jovens, perdem a vida no trânsito por negligenciarem as regras mais elementares de circulação e segurança. E este público compõe justamente os usuários de veículos duas rodas”, pontuou o Guimarães. Ele disse ainda que é por conta desta realidade que operações como estas continuarão a acontecer em vários pontos da Paraíba ao longo do ano.

.

DIÁRIO DO SERTÃO com PRF

Recomendado pelo Google: