header top bar

section content

Rádio comunicação digital da Segurança Pública passa a funcionar na região de Itaporanga

De acordo com o major Anderson, a região do Vale do Piancó recebeu duas antenas, uma em Itaporanga e a outra em Piancó, que passam a se comunicar com outros equipamentos instalados na Paraíba

Por Diário do Sertão com Assessoria

23/11/2018 às 17h06 • atualizado em 23/11/2018 às 17h07

Reunião da Segurança Pública em Itaporanga

Policiais militares, civis e bombeiros militares da 17ª Área Integrada de Segurança Pública, que abrange municípios do Vale do Piancó, passaram nesta quinta-feira (22) por uma instrução sobre o funcionamento do novo sistema de rádio comunicação digital adquirido pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds), e que já está em funcionamento na região. O treinamento aconteceu no auditório da 17ª Gerência Regional de Educação da cidade de Itaporanga e foi ministrado pelo major BM Anderson Gomes e pelo soldado BM Ruelson Augusto, ambos da Gerência de Tecnologia da Informação da Sesds. Com o sistema da Motorola Solutions, que representa um investimento de R$ 33 milhões, as forças da Segurança da Paraíba passam a estar interligadas do litoral ao sertão, por meio do sistema Tetra, utilizado em países da União Europeia, com uso de mensagens criptografadas, que se restringem aos agentes de segurança pública.

De acordo com o major Anderson, a região do Vale do Piancó recebeu duas antenas, uma em Itaporanga e a outra em Piancó, que passam a se comunicar com outros equipamentos instalados na Paraíba. “Ao todo são 47 sites (antenas) que servem à Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Sistema Penitenciário e Departamento Estadual de Trânsito, entre outros órgãos. Estamos na fase final de implantação e o resultado já está sendo a otimização do atendimento e o tempo de resposta às ocorrências”, afirmou o major.

Reunião da Segurança Pública em Itaporanga

O novo sistema de radiocomunicação da Segurança Pública da Paraíba inclui 47 sítios de repetição (antenas) que levam sinal claro e com alta disponibilidade para os usuários da segurança Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Conta ainda com instalação de seis rádios bases novas modelo MTS1, para dar cobertura em areas de sombra, com 5.600 rádios, sendo 4 mil portáteis, 1.300 móveis e 332 fixos, e capacidade de expansão conforme demanda dos usuários.

Expansão da rede – No dia 21 de agosto deste ano, o titular da Seds, Claúdio Lima, assinou contrato com a Motorola Solutions para expansão da rede, com acréscimo de funcionalidades como o LTE (4G) tático, integrado ao Sistema Tetra, que proporciona a transmissão de dados multimídia pelos órgãos de Segurança Pública.

“Saímos da comunicação analógica para a digital, com o maior investimento em Segurança Pública nesta gestão, adquirindo uma comunicação segura e confiável. Com mais esse contrato, que integra aplicativos, a comunicação dos órgãos operativos da área na Paraíba passa a ser um dos mais modernos do mundo, com uma tecnologia avançada e utilizada na Europa, por exemplo”, reafirmou, acrescentando que a tecnologia digital permite o desenvolvimento de diversas aplicações como a utilização do GPS, que fornece a localização exata de cada terminal, seja ele de viatura ou rádio portátil.

YOUTUBER DE CAJAZEIRAS

VÍDEO: Léo Abreu revela em quais profissões podemos encontrar psicopatas

ESPERANÇA NA POLÍTICA!

VÍDEO: Pastor evangélico fala sobre Bolsonaro: “Ele incorporou o que a sociedade acredita: a família”

ASSISTA!

Arquitetura, urbanismo e direitos humanos marcaram último episódio da temporada do Coisas de Cajazeiras

VÍDEO

Comemorando o dia dos Direitos Humanos, professor fala sobre os avanços da data no Diversidade em Foco