header top bar

section content

14º Batalhão de Polícia Militar em Sousa realiza solenidade alusiva aos 11 anos de fundação da unidade

Na oportunidade, militares que foram destaques no ano de 2019, receberam homenagens em reconhecimento ao excepcional serviço prestado

Por Campelo Sousa

20/12/2019 às 15h40 • atualizado em 20/12/2019 às 15h48

Solenidade alusiva aos 11 anos de fundação da unidade em Sousa

O 14º Batalhão de Polícia Militar do Estado da Paraíba, realizou Solenidade Militar para celebrar os 11 anos de fundação da unidade, nesta sexta-feira (20), no Auditório da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Centro Sousa, Sertão do estado.

A história do 14º BPM teve inicio com a criação do 3º Batalhão, fundado no ano de 1961, através da Lei nº 2.691 de 27 de dezembro de 1961, sendo instalado na cidade de Patos em 14 de Maio de 1972, onde estava incluso a cidade de Sousa. Porém, 25 anos depois, por intermédio do Decreto nº 14.085, de 10 de setembro de 1991, sua área de abrangência foi diminuída cedendo boa parte do território ao 6º Batalhão de Polícia Militar, fundado na cidade de Cajazeiras.

Inicialmente o 6º BPM tinha como responsabilidade a segurança de 28 (vinte e oito) municípios, distribuídos em 03 Companhias, quais fossem, 1ª CIA (Cajazeiras), 2ª Cia (Sousa) e 3ª Cia (Conceição). A 2ª Companhia passou à condição de Batalhão por força da Lei Completar nº 87, de 02 dezembro de 2008, recebendo a denominação de 14º BPM Coronel Benedito Lima Junior, mediante a Lei 8.464 de 08 de janeiro de 2008, sendo ativado através do Decreto nº 30.109, de 23 de dezembro de 2008, assinado pelo governador Cássio Cunha Lima.

O 14º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, teve sua sede atual inaugurada no dia 30/03/2017 contando agora com uma melhor localização, acomodações da parte administrativa, bem como dos alojamentos. Atualmente o 14º Batalhão de Polícia Militar abrange uma área total de 4.482.374 Km², englobando treze cidades, tendo a sua 1ª Companhia na sede do Batalhão, a sua 3ª Companhia na cidade de Pombal e a Companhia de Policiamento Especializado – CPE.

Solenidade alusiva aos 11 anos de fundação da unidade em Sousa

A Unidade desempenha com muito profissionalismo segurança de qualidade em eventos festivos] importantes da região como o Sousa Folia, nos eventos alusivos a São João em toda a área do 14º BPM, Festa da Padroeira da cidade, como também o Policiamento Ostensivo nos jogos de futebol no Estádio O Marizão. Além destes trabalhos, o Batalhão sempre apresentou resultados positivos frente a ocorrências de maior vulto com as guarnições de Rádio Patrulhamento, tais como sequestros, assaltos a Correios e correspondentes bancários, etc.onde as quadrilhas foram desbaratadas, restabelecendo, dessa forma, a paz social.

Foi preparado um café da manhã para recepcionar os militares, familiares, convidados e autoridades em geral, nesse momento de suma importância para a cidade de Sousa e Polícia Militar da Paraíba. Na oportunidade, alguns militares foram homenageados, sendo agraciados com Láurea do Mérito Administrativo Nível IV, Mérito Operacional Níveis I e II e Mérito Disciplinar. Autoridades Civis também foram homenageados, recebendo a Láurea Padre Galdino. Outros militares foram destaques no ano de 2019, receberam homenagens em reconhecimento ao excepcional serviço prestado. Junto com o certificado, receberam uma quantia em dinheiro, que foi doada por empresários da cidade em forma de agradecimento e reconhecimento, estiveram prestigiando a solenidade e entregaram em mãos os valores em comento. Também foram agraciados membros da imprensa.

O Subcomandante do CPR II, Tenente Coronel Jurandy Pereira Monteiro, proferiu algumas palavras direcionadas para a tropa e parabenizou a unidade pelos bons e relevantes serviços prestados a sociedade sertaneja. O Comandante do 14º Batalhão, o Tenente Coronel Antonio Guedes Neto, agradeceu o empenho da tropa no ano de 2019, onde as estatísticas apontam números positivos, quando comparados ao ano anterior (2018), sendo fruto de muito trabalho, empenho, determinação e disciplina de todo o efetivo. “Fico imensamente feliz em fazer parte desse momento importante para a Polícia Militar do Estado da Paraíba, para a cidade de Sousa, bem como as outras 12 cidades as quais somos incumbidos da responsabilidade de proteger os cidadãos, pessoas de bem trabalhadoras… O 14º Batalhão cresceu e hoje atende a proposta para a qual foi criado… Já formamos a primeira turma de soldados, estamos com tudo pronto para receber a segunda turma… Agradeço o empenho da tropa operacional, estamos com números positivos em relação ao ano de 2018, bem como os policiais empregados na parte administrativa, onde bate o coração do nosso batalhão, pela eficiência e responsabilidade frente as inúmeras demandas e missões que recebemos todos os dias… Só tenho a agradecer! Muito Obrigado a todos!” disse o comandante. Ainda fez menção o momento natalesco, desejando a todos um Feliz Natal e Um Próspero 2020.

O Pastor Geremias Linhares da Igreja Presbiteriana de Sousa, fez uso da palavra e ressaltou o quão grande e importante são aqueles encarregados de oferecer a sociedade a segurança, para que todos possam ter uma vida plena. Falou também sobre a importância de colocar Deus a frente de todas as decisões antes de toma-las. Outras autoridades fizeram uso da palavra e reforçaram acerca do imenso trabalho desempenhado pelo 14º Batalhão para a sociedade paraibana.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: