header top bar

section content

Em Sousa, aumentam números de vítimas do WhatsApp clonado; veja como se proteger

A forma mais efetiva de se proteger para não ter o WhatsApp clonado é ativar a verificação em duas etapas

Por Campelo Sousa

22/03/2021 às 10h46

Aprenda como se prevenir do golpe do whatsapp

Golpes que envolvem WhatsApp clonado são cada vez mais comuns, e bandidos utilizam diferentes métodos para invadir contas no mensageiro para Android e iPhone (iOS). Um dos procedimentos mais usados pelos criminosos, que está fazendo várias vítimas na cidade de Sousa, Sertão da Paraíba, consiste em acessar ilegalmente as conversas da vítima e se passar por ela para pedir dinheiro a parentes e amigos, que são instruídos a fazer depósitos em contas de terceiros.

O caso mais recente foi de uma empresária sousense. Usando sua foto e tendo acesso aos seus contatos, os bandidos se passaram por ela para pedir dinheiro. Desconfiados, um dos contatos da sousense entrou em contato com ela e ela garantiu ser golpe.

VEJA TAMBÉM

Mulher é suspeita de matar companheira com mais de 90 facadas e dopar a sogra na Paraíba

Para ter acesso ao WhatsApp clonado da vítima, os fraudadores se apropriam do código de ativação do mensageiro, enviado por SMS ao celular do usuário.

A orientação de especialistas é nunca fornecer suas informações pessoas em sites com conteúdos ou promoções suspeitas. Não repassar códigos de SMS para estranhos, e ficar sempre atento para não ser mais uma vítima dos golpistas.

Como se proteger e não ter o WhatsApp clonado?

A forma mais efetiva de se proteger para não ter o WhatsApp clonado é ativar a verificação em duas etapas, em que você cria um segundo código numérico solicitado durante o login no mensageiro. Caso alguém consiga acesso ao seu código de validação de login enviado por SMS, precisará saber também o PIN que você criou, o que torna a liberação da conta mais difícil, já que é uma numeração que só você conhece.

Verificação em duas etapas do WhatsApp pode ser ativada no iPhone e no Android (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Para ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp, acesse os Ajustes, vá em “Conta”, toque em “Confirmação em duas etapas” e toque em “Ativar”. Então, crie seu PIN e informe um e-mail para recuperação da senha, em caso de perda.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: