header top bar

section content

VÍDEO: Patrulha Maria da Penha é implantada nas regiões de Cajazeiras e Sousa

Policiais militares, agentes da Polícia Civil e integrantes da equipe da Secretaria de Estado da Mulher e do município, concluíram um curso específico para atender as necessidades de um efetivo especializado para compor o referido programa

Por Luiz Adriano

28/07/2023 às 18h59 • atualizado em 31/07/2023 às 16h04

Policiais militares, agentes da Polícia Civil e integrantes da equipe da Secretaria de Estado da Mulher e do município, concluíram na manhã desta sexta-feira (28) no auditório do IFPB, em Cajazeiras, um curso específico para atender as necessidades de um efetivo especializado para compor o programa integrado Patrulha Maria da Penha.

Cajazeiras é a 4ª cidade da Paraíba a implantar a patrulha. A pioneira foi João Pessoa, depois Campina Grande e a penúltima foi Guarabira.

Os 34 profissionais envolvidos desenvolveram habilidades e as competências para atender de forma humanizada as mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

O curso foi desenvolvido em 80 horas/aula abordando diversos temas como: Direitos Humanos, Gênero, Raça e atendimento policial e operacionalização da patrulha.

Cajazeiras é a 4ª cidade da Paraíba a implantar a patrulha – foto: TV Diário do Sertão

Representantes do movimento de mulheres feministas de Cajazeiras estiveram presentes no evento, com a Marcha Mundial das Mulheres e o Centro de Defesa da Mulher Márcia Barbosa. Neidinha Alves, Maria Elza Gomes e Elaine Alves fazem parte do movimento na cidade e lutam diariamente por respeito, segurança e direitos das mulheres do Alto Sertão paraibano.

A tenente Adriana Costa, representante do comando da Patrulha Maria da Penha na Paraíba, destaca que o programa fortalece a segurança da mulher sertaneja.

“É com muita satisfação que entregamos mais este equipamento para proteção da mulher sertaneja. Vai contribuir para o acolhimento, o atendimento humanizado por parte das nossas equipes, das Forças de Segurança para as mulheres sertanejas”, ressaltou.

A Dra. Silvia Alencar, sub coordenadora das Delegacias da Mulher no Sertão, explica que os casos de violência contra as mulheres precisam de atenção especial das forças de segurança.

“Um curso que é um anseio da nossa Polícia Civil, da Polícia Militar e de toda sociedade, para que ele chegue a todos os municípios e que possa atuar defendendo as mulheres que são vítimas de violência doméstica, porque é uma atuação que a mulher, por ser um crime em que mexe principalmente com o íntimo da mulher, ele precisa de um carinho especial, ele precisa de um cuidado e uma atenção também muito especial pelos órgãos de Segurança Pública e da sociedade em geral”, enfatizou a delegada.

Cajazeiras é a 4ª cidade da Paraíba a implantar a patrulha – foto: TV Diário do Sertão

O Coronel Campos destaca que o curso é de extrema importância para a formação dos policiais que vão atuar na Patrulha Maria da Penha.

“Esse trabalho é um trabalho que vai atender especificamente ao público feminino no que diz respeito aquela garantia que ela tem de quando estiver sendo coagida, sofrendo ameaças, ou sofrendo lesões por parte de pessoas da família, no seio familiar que é algo muito mais difícil de se tratar, então na manhã desta sexta-feira, a sociedade sertaneja está de parabéns, recebendo esses agentes de Segurança Pública que vão agir justamente com essa missão de dar mais proteção à mulher sertaneja da nossa Paraíba”, disse o coronel.

O Programa Integrado Patrulha Maria da Penha, referência no combate à violência contra a mulher, é uma ação do Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) e da Segurança Pública e da Defesa Social (SESDS), em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB).

Mônica Brandão, coordenadora do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha defende ações integrados dos municípios do Alto Sertão.

“Temos uma unidade em João Pessoa, outra em Campina Grande, a outra em Cajazeiras, resolvemos vir para o Sertão. Essa base aqui ela vai compor 28 municípios, então vamos trabalhar com os municípios circunvizinhos de Cajazeiras e circunvizinhos de Sousa, então o Sertão paraibano precisa olhar para as mulheres com mais cuidado, um olhar realmente no enfrentamento da violência contra a mulher”, falou a coordenadora.

Veja mais fotos do evento na manhã desta sexta-feira (28) no auditório do IFPB, em Cajazeiras:

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: