header top bar

section content

Na região de Patos, cidadão português é investigado por extração ilegal de mais de 50 toneladas de minério

Conforme a Polícia Federal, além do enorme impacto ambiental, o prejuízo à União foi avaliado em aproximadamente R$ 750 mil

Por Diário do Sertão

22/11/2023 às 11h53

Foto: divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal, com apoio da Agência Nacional de Mineração (ANM), deflagrou na manhã desta quarta-feira (22), a Operação Lioz, que tem o objetivo de combater a extração ilegal de minérios no município de Várzea, na região de Patos, no Sertão da Paraíba.

Estão sendo investigados os crimes de usurpação de matérias-primas da União, uso de documentos falsos e crimes ambientais praticados.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela 14ª Vara Federal de Patos/PB, tendo como alvos as sedes de empresa de mineração pertencente a um cidadão português que, segundo informações colhidas na investigação, realizava extração e beneficiamento ilícitos de calcário no referido município sertanejo.

Conforme apurado pela Polícia Federal, a empresa investigada realizava extração de calcário sem autorização dos órgãos estatais, usurpando matéria-prima de propriedade da União e causando enorme impacto ambiental, tendo em vista que, segundo a Agência Nacional de Mineração, foram extraídas mais de 50 toneladas do minério, os quais estão avaliados em aproximadamente 750 mil reais.

O Juízo Federal também determinou a quebra do sigilo telemático do investigado, bem como o bloqueio de valores e sequestro de bens com a finalidade de recompor o prejuízo causado ao cofres públicos e também o dano ao meio ambiente.

Foto: divulgação/Polícia Federal

A pedra Lioz, que dá nome à operação de hoje, é um tipo de calcário valioso encontrado somente em Portugal, utilizado especialmente para construção de monumentos, palácios e mosteiros daquele país.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: