header top bar

section content

VÍDEO: Operação da Polícia Federal com Polícia Militar e Sudema desarticula garimpo ilegal no Sertão da PB

Foi identificado que os tanques construídos de forma artesanal continham dezenas de células de cianetação em atividade e despejavam resíduos no leito do Rio Bruscas

Por Diário do Sertão com Ascom PF

04/12/2023 às 14h57 • atualizado em 04/12/2023 às 15h14

Garimpo ilegal em Princesa Isabel-PB (Foto: Divulgação/Sudema)

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Militar da Paraíba e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), deflagrou a Operação Ajubá, entre os dias 27/11 e 1/12, na zona rural de Princesa Isabel, no Sertão do estado. A ação teve como objetivo apurar e combater o funcionamento de garimpos irregulares.

Entre os itens encontrados na operação estão frascos contendo mercúrio, britadores de pequeno porte, calhas de concentração, bateias e tanques de cianetação, equipamentos característicos de extração de ouro. Além disso, foi identificado que os tanques construídos de forma artesanal continham dezenas de células de cianetação em atividade e despejavam resíduos no leito do Rio Bruscas.

A cianetação do ouro é o processo utilizado para extração do metal a partir de um minério bruto retirado do solo. O cianeto dissolve o ouro dentro da rocha, retirando-o em forma líquida. Em seguida, é tratado para retirar o cianeto ao qual foi exposto.

Garimpo ilegal em Princesa Isabel-PB (Foto: Divulgação/Sudema)

Esse processo é conhecido por causar grandes impactos ambientais e muitos prejuízos à saúde humana, devido à alta toxicidade do cianeto, que pode inclusive deixar terras, rios e lagos ao seu redor estéreis por tempo indeterminado.

Os responsáveis, que não estavam no local, serão identificados pela Polícia Federal para autuação e demais medidas cabíveis. Além disso, eles poderão responder pelo crime de extração ilegal de recursos minerais, além de outros crimes que poderão surgir no decorrer da investigação.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: