header top bar

section content

VÍDEO: Polícias e autoridades se reúnem em sítio e debatem ações contra o crime na zona rural de Cajazeiras

A reuniao foi motivada pelo aumento do número de assaltos e roubos nas comunidades rurais, onde o policiamento e a iluminação pública são menores. Nenhum representante da prefeitura comparceu ao encontro

Por Luis Fernando Mifô

02/02/2024 às 16h25 • atualizado em 02/02/2024 às 16h34

Representantes das Polícias Militar e Civil, do Ministério Público, do Poder Legislativo, sindicalistas e moradores se reuniram no sítio Marias Pretas para debater medidas de reforço na segurança da zona rural de Cajazeiras. A reuniao foi motivada pelo aumento do número de assaltos e roubos nas comunidades rurais, onde o policiamento e a iluminação pública são menores. Nenhum representante da prefeitura comparceu ao encontro.

O comandante do 6º BPM, ten. cel. Rômulo Ferreira, diz que a Polícia Militar está atenta e os comandantes estão planejando operações com frequência, mas ele voltou a criticar o Poder Judiciário quando coloca em liberdade criminosos que são presos pela polícia.

“Segurança pública não é feita apenas por Polícia Militar. Existem vários órgãos que devem assumir o seu papel e também contribuir com a segurança da sociedade”, enfatiza o comandante da PM.

Ten. cel. Rômulo disse que somente em dezembro de 2023, pelo menos 38 detentos foram postos em liberdade para responder pelos crimes em “prisão domiciliar” sem tornozeleira eletrônica.

“Quem está cuidando desses presos que estão em casa? Não é o papel primordial da Polícia Militar, até porque nós não temos uma determinação do Judiciário para fazer essa fiscalização. Isso compete à Polícia Penal, mas ela tem um efetivo muito reduzido, não posso dizer que é culpa deles”, falou o comandante.

“A nossa Legislação está, de certa forma, beneficiando porque a política nacional do Conselho Nacional de Justiça é desencarcerar, é colocar o preso na rua, para responder em casa pelo crime que ele cometeu e que deu trabalho para colocá-lo no presídio”, acescentou.

Segundo o advogado Edson Farias, idealizador da reunião, ficou definida a criação de um grupo de Whatsapp para alinhar a comunicação entre autoridades e entidades envolvidas direta e indiretamente com a segurança pública. Também será encaminhada às autoridades competentes uma ata com pleitos prioritários, como a melhoria da iluminação na zona rural e o aumento do número de viaturas em rondas.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: