header top bar

section content

Mutirão Carcerário por videoconferência atende mais de 100 detentos de Catolé do Rocha

Os trabalhos, que iniciaram em janeiro, estão sendo coordenados pela juíza Lilian Cananéa, membro do GMF-PB e coordenadora estadual dos mutirões carcerários. A previsão para o término do regime especial é para o final do mês de março

Por Diário do Sertão com GECOM-TJPB

29/02/2024 às 19h01

Atendimento é feito por videoconferência - Foto: divulgação/TJPB

Usando as ferramentas tecnológicas para dar celeridade à prestação jurisdicional no âmbito do Sistema Prisional, o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Estado da Paraíba – GMF/PB, por meio da Coordenação do Mutirão Carcerário, realiza, por videoconferência, esforço concentrado na Comarca de Catolé do Rocha. A previsão é que sejam atendidos em torno de 190 detentos.

Os trabalhos, que iniciaram em janeiro, estão sendo coordenados pela juíza Lilian Cananéa, membro do GMF-PB e coordenadora estadual dos mutirões carcerários. A previsão para o término do regime especial é para o final do mês de março. Os detentos estão sendo atendidos por ordem alfabética.

Na opinião da magistrada, a utilização dos mecanismos tecnológicos beneficiou de forma significativa a prestação jurisdicional, no que se refere à celeridade no atendimento dos casos. “Em uma tarde é possível atender 25 detentos sem necessidade de tirá-los da unidade prisional”, enfatizou a magistrada.

A coordenadora estadual dos mutirões carcerários avalia o esforço concentrado no sistema prisional como um ato importante para o bom andamento da execução penal, observando a participação nos trabalhos de representantes do Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública.

O juiz substituto da 1ª Vara Mista da Comarca de Catolé do Rocha, que também acompanha os trabalhos, Mário Guilherme Leite de Moura, destacou que o mutirão carcerário é importante por permitir que seja feito o controle sobre as guias de cumprimento de pena, bem como a correição permanente cabível nos processos de execução penal.

O magistrado, que tem competência na Execução Penal, informou que durante o esforço concentrado, são avaliadas se as penas, nas quais as pessoas presas foram condenadas, estão cadastradas nas frações adequadas para a progressão penal, sendo também, na ocasião, averiguados eventuais benefícios que os apenados tenham; seja para a progressão de regime, remição de pena por trabalho, estudo, livramento condicional, dentre outras situações.

“Nós fazemos todo este controle, e isso proporciona celeridade e efetividade processual, porque nós avaliamos e concedemos os benefícios que eles têm direito. A participação de representantes do Ministério Público e da Defensoria é fundamental”, comentou o magistrado.

Também participam do mutirão carcerário o promotor de Justiça, Antônio Barroso Pontes Neto e a Defensora Pública, Teresinha Ugulino.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: