header top bar

section content

Duas pessoas são presas em Pombal suspeitas de furto de energia elétrica em operação da Polícia Civil

De acordo com as investigações, os crimes eram cometidos por meio da adulteração ou destruição de medidores de energia, ou até mesmo pela ligação direta de fios clandestinos na fiação existente na via pública

Por Diário do Sertão

12/04/2024 às 12h14 • atualizado em 12/04/2024 às 12h18

Foto: divulgação/Polícia Civil

Duas pessoas foram presas em flagrante na cidade de Pombal na última terça-feira (09) pela Polícia Civil da Paraíba em nova operação em conjunto com a Energisa, no combate a crimes de furto de energia elétrica.

Durante todo o dia da terça-feira, a Polícia Civil, por meio da 2ª Delegacia Distrital de Pombal/PB, realizou operação em conjunto com a Energisa com o fim de identificar e responsabilizar pessoas e estabelecimentos comerciais que vinham cometendo furtos de energia elétrica no município.

As duas pessoas que foram presas, foram flagradas no cometimento do crime de furto de energia elétrica, cuja pena prevista é a de prisão, que pode ir de 1 a 4 anos, conforme o caso, além de multa.

Além das duas prisões, outra pessoa foi identificada como responsável por outro crime de furto de energia, mas não se encontrava no local e segundo a polícia, a referida ficou de comparecer para ser ouvida pela autoridade policial.

MODUS OPERANDI

De acordo com as investigações, os crimes eram cometidos por meio da adulteração ou destruição de medidores de energia ou até mesmo pela ligação direta de fios clandestinos na fiação existente na via pública.

Foto: divulgação/Polícia Civil

PERÍCIAS

Foram feitas perícias e avaliações nos locais que atestaram as irregularidades.

Chamou a atenção o fato de que um dos alvos da operação, pelo apurado, tinha supostamente feito diversas adulterações ou danos nos aparelhos medidores, tanto da sua residência quanto do estabelecimento comercial de que é proprietário. Conforme relatado pela empresa e por vizinhos do investigado, os “gatos” que ele colocava na energia elétrica prejudicaram o fornecimento para toda a rua, e era comum que acontecesse a falta de energia por conta disso.

Segundo a Polícia Civil, foi necessário que a empresa colocasse um “transformador” extra de energia na mesma rua para que os vizinhos não sofressem mais com o problema da falta de energia, gerada pelo “gato” colocado pelo suspeito.

INVESTIGAÇÕES PROSSEGUEM

As investigações agora seguirão o seu trâmite legal. Mais diligências serão realizadas para identificar outras pessoas que supostamente também estão cometendo crimes de furto de energia na região. Além disso, segundo a polícia, também serão investigados indivíduos que seriam contratados para realizar a instalação desses “gatos”.

A operação foi conduzida pela autoridade policial (delegado de polícia) responsável pelo caso, acompanhada pela equipe de investigadores de Polícia Civil, peritos oficiais da referida corporação e vários representantes da Energisa.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: