header top bar

section content

VÍDEO: “Retiramos 8 pessoas nocivas à comunidade”, diz delegado sobre Operação Ellos em São José de Piranhas

Os delegados Antonio Netto (seccional de Cajazeiras), Dácio Henrique (GTE de Cajazeiras) e Francisco Filho (delegado de São José de Piranhas), concederam entrevista à TV Diário do Sertão e falaram sobre a operação deflagrada na manhã desta terça-feira

Por Luiz Adriano

23/09/2025 às 18h22 • atualizado em 23/09/2025 às 18h26

A reportagem da TV Diário do Sertão conversou com delegados da Polícia Civil que comentaram a respeito da segunda fase da Operação Ellos, deflagrada nesta terça-feira (23), voltada ao combate ao tráfico de drogas e ao desmantelamento de facções criminosas na região de Cajazeiras, com foco em São José de Piranhas e cidades vizinhas.

A ação foi coordenada pelo Grupo Tático Especial (GTE) de Cajazeiras e pelas delegacias de São José de Piranhas e da 20ª Delegacia Seccional, com cumprimento de dez mandados de prisão, resultando na captura de oito investigados e na apreensão de aproximadamente três quilos de drogas entre maconha, cocaína e crack.

Delegado do GTE – O delegado do GTE de Cajazeiras, Dácio Henrique, reforçou o caráter investigativo da operação e ressaltou a importância das prisões para a sociedade.

“A Polícia Civil, através de um minucioso trabalho investigativo desenvolvido pelas equipes do GTE e pela equipe de São José de Piranhas, deflagrou a operação visando desarticular uma rede de tráfico de drogas em São José de Piranhas. Hoje Deus nos abençoou e logramos êxito em dar cumprimento a 8 mandados. Foram retiradas de circulação 8 pessoas deletérias, 8 pessoas nocivas à comunidade.”

Ele acrescentou que as investigações vão continuar para identificar outros envolvidos: “A investigação segue seu curso normal com o objetivo de elucidar completamente os fatos e responsabilizar as demais pessoas que vêm atuando naquela comunidade. A Polícia Civil segue firme e estamos juntos para defender e servir a sociedade.”

Dácio também fez um apelo direto à população: “Quero fazer um apelo à sociedade paraibana, aos cajazeirenses: denunciem. Utilizem o disque denúncia, o 197 da Polícia Civil, que o anonimato é garantido.”

Delegado seccional – O delegado seccional Antonio Netto destacou os resultados: “Essa operação foi bastante proveitosa. A Polícia Civil continua empenhada para tirar de circulação criminosos que vêm aterrorizando a sociedade. O trabalho da Polícia Civil é um trabalho velado, investigativo, vem investigando esses crimes não só aqui em Cajazeiras, como em São José de Piranhas, em São João do Rio do Peixe, como em Uiraúna, e o resultado está aí para sociedade ver.”

Ele ressaltou ainda que a ação ocorre em um momento estratégico, durante a semana da Micaranhas, quando o policiamento precisa ser reforçado.

Delegado de São José de Piranhas – O delegado de São José de Piranhas, Francisco Filho, explicou a origem do nome da operação: “Das oito prisões, um dos alvos é de Bonito de Santa Fé. O nome Ellos refere-se ao elo entre os membros de facções em diferentes cidades da região. O êxito da operação não é fácil: você sair com 10 mandados e 80% de êxito, 8 prisões, e fora um flagrante com grande quantidade de drogas.”

Ele também anunciou reforço na segurança durante os três dias de festa: “Esse trabalho vai ter continuidade, porque o trabalho de inteligência foi feito que anteriormente não era feito. Hoje nós temos capacidade de fazer a extração de dados de celulares. A Polícia está atenta e pode ter operação até mesmo antes da Micaranhas. Nós vamos ter delegados, agentes e escrivães nos três dias da Micaranhas para que a PM não precise se deslocar para Cajazeiras. A delegacia vai funcionar à noite, da quinta ao sábado, justamente nos três dias de festa.”

A Operação

A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupo Tático Especial (GTE) da 20ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (DSPC) e da Delegacia de Polícia Civil de São José de Piranhas, deflagrou, nesta terça-feira (23), a segunda fase da Operação Ellos, voltada ao combate do tráfico de drogas e à atuação de organizações criminosas no município.

A ação resultou no cumprimento de oito mandados de prisão e de busca e apreensão, atingindo diretamente a estrutura de uma organização criminosa ligada a outra organização criminosa de grande atuação no Estado da Paraíba.

Foto: divulgação/PCPB

Segundo as investigações, o grupo atuava de forma organizada e recorria à violência e ao aliciamento de jovens para fortalecer suas atividades ilícitas.

As prisões foram comunicadas ao Poder Judiciário, e os investigados permanecem à disposição da Justiça, para responder pelos crimes na forma da lei. As diligências continuam com o objetivo de localizar e responsabilizar outros integrantes da facção ainda em atividade.

Delegados: À esquerda, Francisco Filho; ao centro, Antonio Netto; e à direita, Dácio Henrique – Foto: TV Diário do Sertão

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: