Na Paraíba, Polícia Federal deflagra operação que revela esquema de fraudes a benefícios do INSS
Ação visa o combate a fraudes à previdência e Caixa Econômica Federal na região de Campina Grande. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na manhã desta quinta-feira (25)

Na manhã desta quinta-feira (25), a Polícia Federal deflagrou uma operação com o objetivo de reprimir práticas criminosas de fraudes contra a previdência e Caixa Econômica Federal, na cidade de Campina Grande.
A ação operacional consistiu no cumprimento de um mandado de busca e apreensão, expedido pelo juízo da 14ª Vara Federal do Juízo de Garantias da Seção Judiciária do referido município.
Segundo a PF, durante a fase investigativa, apurou-se a existência de um esquema de fraude bem orquestrado, em que criminosos utilizam “laranjas” munidos de documentos falsos para fazer o cadastramento biométrico junto à Caixa Econômica Federal, fazendo-se passar por correntistas legítimos e, com isso, efetuar saques ilícitos.
As investigações apontam também que os mesmos “laranjas” também são utilizados para requerer BPC junto ao INSS, além de certidões, e autenticar documentos em Cartórios de Campina Grande, a fim de dar maior credibilidade ao esquema.
LEIA TAMBÉM:
Os investigados poderão ser responsabilizados pelos crimes de estelionato, associação criminosa, falsa identidade, falsificação de documentos públicos e falsidade ideológica, cujas penas somadas podem ultrapassar 10 anos de prisão, sem prejuízo da imputação de outras condutas delitivas, conforme análise pericial do material apreendido.
O nome da operação foi denominado de: “Cópia Viva”, uma alusão ao fato do grupo criminoso criar pessoas com dados de outras já existentes, propiciando o cadastramento biométrico junto a instituições financeiras.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.


Deixe seu comentário