header top bar

section content

Hospital Regional de Cajazeiras emite nota e nega suposto beneficiamento a grupo político através de marcação de cirurgias eletivas

"Tomamos conhecimento após veiculação de uma matéria em um blog dando conta de que estaria havendo interferência"

Por Diário do Sertão

12/08/2016 às 10h25 • atualizado em 12/08/2016 às 11h14

Hospital Regional de Cajazeiras emitiu nota para explicar denúncia

Após a denúncia dos vereadores sobre suposto beneficiamento a um grupo político através de marcação de cirurgias eletivas no Hospital Regional de Cajazeiras, a Assessoria de Comunicação enviou Nota à Imprensa nesta sexta-feira (12) esclarecendo dúvidas.

Veja Nota
Tomamos conhecimento após veiculação de uma matéria em um blog de noticias dando conta de que supostamente estaria havendo interferência politica para realização dos procedimentos de cirurgias eletivas e marcação de exames no Hospital Regional de Cajazeiras.

Primeiramente, o Hospital Regional de Cajazeiras é uma Unidade de Urgência e Emergência de média complexidade, atendendo aos casos referenciados pelos demais serviços que compõe a rede de saúde como: UPA (Unidade de Pronto Atendimento), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Corpo de Bombeiro Militar do Estado da Paraíba.

Em segundo lugar, no tocante aos procedimentos de cirurgias eletivas, esclarecemos que, todos os pacientes passam pela central de regulação de seus próprios municípios que compõe a 9ª Região de saúde, não havendo nenhuma interferência por parte do Hospital Regional de Cajazeiras. Esta unidade apenas executa os procedimentos encaminhados e marcados através da regulação dos Municípios. No que diz respeito aos exames, o HRC realiza inúmeros tipos de exames, mas, são ofertados aos pacientes internos na unidade e, os externos são realizados devido serem pactuados com os municípios.

Vale salientar que a lista de pacientes que aguardam os procedimentos é enviada ao Ministério Público do Estado da Paraíba nos termos do ofício n° 227/2015 e vem sendo acompanhada diariamente, não existindo possibilidade alguma de substituição, exclusão ou quaisquer outras alterações por parte desta Casa de Saúde. Este tipo de ação fica exclusivamente a cargo dos municípios, quando algum paciente desiste do procedimento ou realiza em outra unidade.

O Hospital Regional de Cajazeiras se encontra de portas abertas e dispõe de sua Assessoria Jurídica e de Comunicação para maiores esclarecimentos e que, através de sua Direção e Órgãos Colegiados, cumpre rigorosamente a Lei 12.527/2011 que garante o direito a informação e transparência.

Entenda
O promotor da 68ª zona eleitoral da Comarca de Cajazeiras, Lean Matheus de Xerez, encaminhou ofício ao Presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras, vereador Nilson Lopes Meireles, solicitando que fosse comunicado aos demais vereadores que é conduta ilegal o parlamentar realizar a marcação de exames e cirurgias, através da central de marcação do município, prática que foi denunciada ao Ministério Público recentemente.

+ E AÍ? Promotor da Propaganda de CZ diz que já recebeu denúncias de campanha, revela que hospital pode estar sendo usado por políticos e afirma que pode quebrar sigilo telefônico.Ouça

+ Promotor de Cajazeiras ‘lança’ WhatsApp para população fazer denúncias eleitorais

Segundo o jornalista Adjamilton Pereira, a ação do MP foi resposta as denúncias de vereadores da oposição, dando conta que os exames solicitados na rede municipal de saúde só estão sendo marcados por vereadores e pré-candidatos ligados ao grupo da situação, mesma prática que estaria ocorrendo no Hospital Regional deCajazeiras, com relação as cirurgias eletivas.

No comunicado à Câmara Municipal, o promotor de justiça diz que se parlamentares servirem como intermediários junto aos referidos órgãos, serão responsabilizados por abuso de poder político.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: