header top bar

section content

Paraíba é o 6º estado que mais recebeu denúncias pelo aplicativo Pardal durante período eleitoral; confira!

Na lista das maiores denúncias, destaque para 121 de compra de votos, 53 de doações e gastos eleitorais e 243 de uso da máquina pública

Por Campelo Sousa

26/09/2016 às 15h56 • atualizado em 26/09/2016 às 15h59

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba já recebeu desde o dia 18 de agosto cerca de 2.245 denúncias de eleitores pelo aplicativo Pardal. Os dados foram contabilizados até o final da última semana.

Com esse número, a Paraíba é 6º no ranking das Unidades da Federação que mais receberam denúncia. Ficou atrás de São Paulo, Espírito Santo, Pernambuco, Bahia, Pará. Entre os Estados nordestinos, a Paraíba ficou em 3º lugar.

Tabela cedida pelo TSE

Tabela cedida pelo TSE

O maior número de denúncias é a de propaganda eleitoral irregular. Foram registradas 986. Na lista, destaque para 121 de compra de votos, 53 de doações e gastos eleitorais e 243 de uso da máquina pública.

Tabela cedida pelo TSE

Tabela cedida pelo TSE

Por meio desse aplicativo, qualquer cidadão pode fazer denúncia de irregularidade praticada por candidatos e partidos enviando fotos ou vídeos que comprovem indícios de crime que serão encaminhados ao Ministério Público Eleitoral (MPE). Cabe ao MPE avaliar a consistência das informações recebidas e formalizar eventuais denúncias aos juízes eleitorais de cada localidade.

DIÁRIO DO SERTÃO com Laerte Cerqueira

Recomendado pelo Google: