header top bar

section content

STF autoriza abertura de inquérito contra Michel Temer

"O presidente defende ampla e profunda investigação para apurar todas as denúncias."

Por Diário do Sertão

18/05/2017 às 15h02

Presidente Michel Temer (PMDB) (Foto: Dida Sampaio/Estadão)

Relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin autorizou a abertura de um inquérito contra o presidente Michel Temer (PMDB) no início da tarde desta quinta-feira. O pedido de investigação foi feito pela Procuradoria Geral da República (PGR) após um dos donos do grupo JBS, Joesley Batista, dizer que gravou um áudio do presidente dando aval para a compra do silêncio de Eduardo Cunha (PMDB).
As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo. Segundo o STF, a delação de Joesley e de seu irmão, Wesley Batista, foi homologada nesta quinta-feira. Assim como determina a Constituição, o presidente só pode ser investigado por atos cometidos durante o mandato e após a autorização do Supremo.

A conversa com Temer teria ocorrido no dia 7 de março deste ano, no Palácio do Jaburu, residência do presidente. No diálogo, Joesley teria dito ao peemedebista que estava pagando uma mesada a Cunha e a Lúcio Funaro, apontado como operador do ex-presidente da Câmara, também preso na Lava Jato, para que ambos ficassem em silêncio sobre irregularidades envolvendo aliados. “Tem que manter isso, viu?”, disse Temer a Joesley, segundo relatou O Globo.

Em nota, na noite da quarta-feira, o Palácio do Planalto afirmou que “Temer jamais solicitou pagamentos para obter o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha. Não participou nem autorizou qualquer movimento com o objetivo de evitar delação ou colaboração com a Justiça pelo ex-parlamentar”. “O presidente defende ampla e profunda investigação para apurar todas as denúncias.”

É aguardado um pronunciamento de Michel Temer às 16h.

Randolfe Rodrigues protocola pedido de impeachment de Temer

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou, na manhã desta quinta-feira, 18, mais um pedido de impeachment contra o presidente Michel Temer. O pedido é o segundo feito por um parlamentar da Rede Sustentabilidade. Na noite de ontem, o deputado Alessandro Molon (RJ) também protocolou representação contra o presidente.

De acordo com Randolfe, o pedido de impeachment é um cumprimento de sua atribuição política, mas ele acredita que a melhor solução é que Michel Temer renuncie ao cargo.

“O pedido de impeachment é um processo traumático. O julgamento da chapa pelo TSE é mais rápido, mas também é traumático. O que resta de bom senso ao presidente Michel Temer imporia que ele renunciasse à presidência da República”, afirmou.

O Dia Com informações do Estadão Conteúdo

Recomendado pelo Google: