header top bar

section content

TCE da Paraíba reprova contas de Poço Dantas e São José de Caiana e aprova mais oito prefeituras

Entre as principais irregularidades que levaram à reprovação das contas de Poço Dantas e São José de Caiana, destacaram-se déficit financeiro.

Por Diário do Sertão

04/09/2019 às 17h04

TCE reprova contas de prefeituras paraibanas

As contas das prefeituras municipais de Poço Dantas e São José de Caiana, no Sertão da Paraíba, respectivamente, dos exercícios de 2018 e 2016, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado, em sessão realizada nesta quarta-feira (04), sob a presidência do conselheiro Arnóbio Alves Viana. Aprovadas foram as contas de Serra Grande, São Sebastião da Lagoa de Roça e Duas Estradas, relativas a 2018. Paulista, Natuba e Conde de 2017. Também as de Guarabira referentes a 2016 e São José de Espinharas de 2015.

Entre as principais irregularidades que levaram à reprovação das contas de Poço Dantas e São José de Caiana, destacaram-se déficit financeiro e orçamentário, falta de procedimentos licitatórios e o não recolhimento das contribuições previdenciárias. A Corte de Contas ainda julgou pela regularidade das contas anuais da Controladoria Geral do Estado de 2018 e da Companhia Paraibana de Gás, exercício de 2017.

Recursos
O Pleno deu provimento parcial ao recurso de reconsideração interposto pelo Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional – IPCEP, face decisão contrária do TCE, consubstanciada no Acórdão APL-TC-00873/18, emitido quando da apreciação das contas de 2015. O Instituto foi credenciado pela Secretaria de Saúde como Organização Social, responsável pela gestão do Hospital de Mamanguape. Ao analisar o recurso, o relator, conselheiro Nominando Diniz, reformulou o Acórdão, apenas para retirar da decisão os pedidos de desqualificação da OS.

Aplauso
O Pleno do Tribunal de Contas aprovou “Voto de Aplauso” ao advogado paraibano Walter Agra, pela recondução na Chefia da Procuradoria do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em despacho do presidente da República, Jair Bolsonaro, publicado no Diário Oficial da União. A proposta apresentada pelo conselheiro André Carlo Torres Pontes foi aprovada à unanimidade, com registros dos conselheiros Arnóbio Alves Viana (presidente) e Arthur Cunha Lima.

O TCE realizou sua 2235ª sessão ordinária do Tribunal Pleno. Estiveram presentes, além do presidente, os conselheiros Antônio Nominando Diniz, Arthur Cunha Lima e André Carlo Torres Pontes. Também os conselheiros substitutos Renato, Oscar Mamede Santiago, Renato Sergio Santiago Melo (na titularidade do cargo), Antônio Cláudio Silva Santos e Antônio Gomes Vieira Filho. O Ministério Público esteve representado pelo procurador-geral Luciano Andrade Farias.

DIÁRIO DO SERTÃO com TCE

Recomendado pelo Google: