header top bar

section content

VÍDEO: Advogado lista equívocos e ilegalidades no processo da Lava Jato que prendeu Lula

Gil Trazinasso cita condução coercitiva, vazamento de áudios de advogados e desrespeito ao princípio do juiz natural como algumas das ações que ferem o estado democrático de direito

Por Jocivan Pinheiro

06/08/2020 às 17h02 • atualizado em 06/08/2020 às 17h13

Na avaliação do advogado Gil Trazinasso, o processo da Lava Jato liderado pelo ex-juiz Sergio Moro que resultou na prisão do ex-presidente Lula está repleto de equívocos e ilegalidades.

Trazinasso cita condução coercitiva do ex-presidente como o primeiro ato que fere o estado democrático de direito, pois a condução só pode ser solicitada se a pessoa se recusar a comparecer ao depoimento.

Outra violação jurídica, segundo o advogado, foi o vazamento de áudios de conversas entre advogados de Lula, que além de ferir o estado democrático de direito, agride também as prerrogativas do profissional da advocacia.

VEJA TAMBÉM

Jeová Campos afirma que trará Lula para ‘inauguração popular’ da transposição do São Francisco

Outro equívoco do processo foi não respeitar o princípio do juiz natural, que se refere à exigência de juiz adequado para julgar determinada demanda, proibindo juízos extraordinários ou tribunais de exceção constituídos após os fatos, ou seja, Moro não deveria ter julgado Lula.

“Se nós brasileiros tivéssemos uma direita séria e comprometida com o estado democrático de direito, essa direita, de mãos dadas com a esquerda, teria ido para Curitiba ficar em frente à Superintendência da Polícia Federal gritando ‘fora, Lula’. Não por se tratar de uma violação a Lula, mas por se tratar de uma violação ao estado democrático de direito e ao processo de exceção”, disse o advogado.

DIÁRIO DO SERTÃO

CRISE

VÍDEO: Ser bem-sucedido financeiramente faz diferença no casamento, avalia terapeuta

BARRACO E AGRESSÕES

VÍDEO: Radialista conta a versão do grupo de situação sobre pancadaria entre candidatos em Bom Jesus

ELEIÇÕES EM SOUSA

VÍDEO: Entenda as acusações da coligação ‘Sousa Grande’ que pede a impugnação da candidatura de Tyrone

olho vivo

Falta de deputado federal do Sertão causa atraso para construção do HU na região, vê presidente da CDL

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!