header top bar

section content

VÍDEO: Vereador diz que requerimento para combater trombofilia em mulheres grávidas será apresentado na ALPB

Waldemar Carolino que é vereador em Cajazeiras está em seu primeiro mandato e destacou sua afinidade com a área da saúde. Ele disse que encaminhou o documento à deputada Drª Paula Francinete

Por Luiz Adriano

04/05/2023 às 19h43 • atualizado em 04/05/2023 às 19h44

O vereador Waldemar Carolino (PSDB) foi o entrevistado do programa Câmara em Ação desta quinta-feira (04) na TV Diário do Sertão. Esta foi a segunda vez que o parlamentar participou da programação.

Ele falou sobre vários projetos de sua autoria e destacou um em especial. Trata-se do ‘SOS Gestantes’, um programa que requer apoio a mulheres grávidas para combater a Trombofilia.

O parlamentar disse que tem uma afinidade com a pasta da saúde, visto que sempre acompanhou seus pais, os quais são funcionários há mais de 35 anos na referida área.

Waldemar relatou que colocou em seu gabinete um requerimento e ao mesmo tempo também encaminhou-o por meio da deputada Drª Paula Francinete, para a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O documento requer que seja resolvido o problema que por muitas vezes ele falou ter presenciado mulheres procurando remédios para combater a trombofilia.

Ele destacou que muitas mulheres perdem seus bebês devido ao surgimento do coágulo, e o valor de uma ampola que custa entre 75 a 80 reais é muito alto para as condições financeiras de famílias que muitas vezes vivem com um salário mínimo, e o medicamento acaba demorando para chegar.

Vereador Waldemar Carolino (PSDB) – Cajazeiras/PB – foto: Diário do Sertão

O PROJETO

O parlamentar disse que o requerimento busca o entendimento de que deve haver a dispensa das ampolas de forma mensal em uma quantidade X para Cajazeiras. Ele pontuou que, como as Unidades de Saúde da Família (UBSs) trabalham a questão dos pré-natais, logicamente há uma noção de quantas mulheres precisam com base em levantamentos.

Ele também ressaltou que sendo enviados todos os meses, mesmo que não usem todas as ampolas em Cajazeiras, há os outros 14 municípios da região que também podem ser beneficiados.

“Sabemos que essa é uma doença que atinge muitas mães, muitas gestantes que acabam perdendo seus filhos porque não têm a condição financeira ou conseguem tomar a medicação dentro do prazo regular”, enfatizou o vereador.

Waldemar Carolino é formado em Direito e está em seu primeiro mandato como vereador de Cajazeiras. Na eleição de 2020 ele foi eleito pelo PSDB com 571 votos. Veja a entrevista completa no vídeo que está no topo do texto.

PROGRAMA INSTITUCIONAL

Câmara em Ação é um programa independente que tem o objetivo de trazer semanalmente uma prestação de conta das ações constitucionais da Câmara Municipal de Cajazeiras, Casa Otacílio Jurema.

O programa é apresentado por Caliel Conrado todas as quintas-feiras na TV Diário do Sertão, das 13h30 às 14h.

Para saber mais sobre a Câmara de Vereadores de Cajazeiras, basta acessar suas redes sociais:

Instagram@camaramunicipalczpb
Site oficialwww.cajazeiras.pb.leg.br
Canal do youtube e Facebook: Câmara Municipal de Cajazeiras PB
Whataspp: (83) 99365-3890.

As sessões ordinárias na Casa Otacílio Jurema acontecem todas as segundas e terças, a partir das 17h, sempre abertas ao público.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: