header top bar

section content

VÍDEO: Com nota 10 no Previne Brasil, Bonito de Santa Fé é 1º lugar na região de Cajazeiras e 3º na Paraíba

Segundo Ceninha Lucena, sua gestão tem conseguido garantir melhores condições de trabalho na Atenção Primária à Saúde, equipando agentes e promovendo cursos de qualificação

Por Luis Fernando Mifô

02/02/2024 às 17h08

O município de Bonito de Santa Fé, no Alto Sertão paraibano, obteve nota 10 e alcançou 1º lugar na 9ª Região de Saúde e 3º lugar em toda a Paraíba no Previne Brasil, índice de avaliação da Atenção Primária à Saúde (APS) do Ministério da Saúde.

A 9ª Região de Saúde da Paraíba reúne 15 municípios no Alto Sertão, tendo Cajazeiras como polo e a maior cidade. Bonito de Santa Fé possui 10.252 habitantes, conforte o Censo 2022 do IBGE. O prefeito Ceninha Lucena recorda que em 2021 ele assumiu a gestão municipal com apenas 3.9 na nota do Previne Brasil.

“A gente buscou os meios de melhorar, de elevar, e graças a Deus temos gradativamente conseguido elevar esses índices. Tanto é, que em 2021 a gente já atingiu o índice de 5.9. Em 2022 a gente chegou a 8.9. E agora, em 2023, o ápice de atingir a nota 10. Isso nos orgulha, nos dá muita alegria, mas temos que dizer que é um trabalho da equipe da saúde de Bonito, que está de parabéns, desde à secretária ao servidor da porta das UBS.”

Segundo Ceninha Lucena, sua gestão tem conseguido garantir melhores condições de trabalho na atenção primária, equipando agentes com tablets e promovendo cursos de qualificação.

“A população carente, quando procura um médico, um hospital, uma UBS, não espera outra coisa senão ser bem atendida, bem assistida. E a gente está aqui exatamente para isso, para servir da melhor maneira possível a nossa população, o povo que nos botou como seu gestor, seu representante.”

O programa Previne Brasil é um modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde. A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: