header top bar

section content

VÍDEO: Enfrentando doenças, moradores denunciam péssima qualidade da água em Mãe D’água, no Sertão da Paraíba

O vereador Luis Carioca foi até o local e constatou a situação em que famílias estão expostas à situação citada. A reportagem também conversou com moradores que relataram doenças a partir do momento que ingerem a água

Por Diário do Sertão

08/04/2024 às 19h31 • atualizado em 08/04/2024 às 19h32

A água que é distribuída pelo município de Mãe D’água é de péssima qualidade e expõe a população a sérios problemas de saúde. O vereador Luis Carioca foi até o local e constatou a situação em que as famílias estão expostas a partir dessa realidade.

De acordo com o parlamentar, exames já provaram que há diversas bactérias na água, entre as quais a E.coli e o coliforme fecal. Carioca afirma que a água imprópria para consumo chega não só às residências, mas também às escolas, e que mesmo após denúncias e cobranças na Câmara, a prefeitura ainda não tomou providências para melhorar o sistema de tratamento e distribuição.

“Estou aqui do lado da estação de tratamento de esgoto de Mãe D’água, a qual já foi denunciada ao Ministério Público, que foi um investimento de um milhão e setecentos mil reais e ela continua parada. Continua parada, com essas chuvas, aqui por baixo é cheio de esgoto que ela tá caindo aqui do lado de fora, indo e pegando o leito do rio e isso ai ela vai contaminando o solo e vai contaminando todo o leito do rio. Todas as propriedades descendo com sentido ao Açude de Capoeiras, vai contaminando o solo”, disse o vereador.

A reportagem também conversou com moradores que relataram doenças a partir do momento que ingerem a água. Dona Maria de Fátima lamenta que a água esteja nessas condições.

“O povo todo adoecendo, tudo com dor de barriga, é neto meu, sou eu mesmo, só vive assim com dor de barriga”, relatou.

A reportagem conversou com moradores que reclamaram da situação da água – Foto: Diário do Sertão

Em fevereiro desse ano, vereadores de oposição já haviam apresentado um relatório de auditoria, produzido por um engenheiro ambiental e um mestre em energias renováveis, comprovando que a água de Mãe D’Água é imprópria para consumo humano e o sistema de captação e distribuição realizado pela prefeitura é precário.

Já dona Anelir Oliveira disse que muitas pessoas estão doentes. “Eu mesmo adoeci por conta dessa água, meu marido também, e eu só digo que foi a água. A gente precisa de um tratamento d’água. Quando tem água no rio chega mais limpa, mas quando tá vindo água ai chega mais suja, mais barrenta. Essas águas que vai desses esgotos cai tudo no rio e os poços ficam contaminados”, falou.

Segundo o relatório da auditoria, “há o agrave de o abastecimento de água para consumo ser advindo de poços provenientes de lençóis freáticos da própria localidade, podendo estar inclusive contaminado pelo esgoto da cidade.”

A dona Maria das Graças disse que tanto ela como seu neto adoeceram com a péssima qualidade da água. “Infelizmente a água aqui não é de qualidade. Tem que ter uma providência rápida, porque Mãe D’água está uma esculhambação”, disse a dona de casa.

Vários moradores se mostraram insatisfeitos com a situação – Foto: Diário do Sertão

O documento técnico aponta, ainda, “ausência de medidas adequadas de manutenção e limpeza nos pontos de coleta” e revela que agentes de saúde notificaram a gestão municipal diversas vezes das irregularidades no sistema de água para consumo. “Essa negligência eleva os riscos de contaminação, impactando diretamente a saúde pública e a qualidade de vida dos residentes.”

A produção do programa Olho Vivo não conseguiu contato com a gestão municipal nem com o prefeito Francisco Cirino da Silva. O espaço fica liberado para o município se manifestar ou também através do e-mail [email protected]

Foto: Diário do Sertão

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: