header top bar

section content

VÍDEO: Chico Mendes rebate Walber Virgolino e defende HRC e UPA de Cajazeiras: “Em pleno funcionamento”

Em resposta ao adversário, Mendes afirmou que por causa de "picuinhas localizadas", muitas vezes os deputados que não são da região de Cajazeiras recebem informações inverídicas

Por Luis Fernando Mifô

14/05/2025 às 17h25 • atualizado em 14/05/2025 às 17h50

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Chico Mendes (PSB), foi à tribuna da casa, na sessão desta quarta-feira (14), para responder às declarações feitas pelo deputado Walber Virgolino (PL) a respeito da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC). Em vídeo postado nas suas redes sociais, Virgolino diz que a UPA está sucateada, não possui UTI Pediátrica e que o HRC não conta com UTI Neonatal.

Em resposta, Chico Mendes afirmou que por causa de “picuinhas localizadas”, muitas vezes os deputados que não são da região de Cajazeiras recebem informações inverídicas. Em seguida, Mendes relatou ter feito uma visita ao HRC e à UPA, na última segunda-feira, e constatou que as duas unidades estão em pleno funcionamento.

“O que nós encontramos naquelas duas casas de saúde, que são dirigidas pelo Estado da Paraíba, foi um exército de homens e mulheres, todos de mãos dadas, trabalhando, fazendo um esforço gigantesco pela saúde e por aquele povo da região inteira do Alto Sertão da Paraíba, inclusive recebendo pacientes de outras regiões”, falou Mendes.

Atualmente, o HRC possui 5 leitos de UTI Pediátrica e 4 leitos de UCIN (Unidade de Cuidados Intermediários) para dar retaguarda à UPA. Já a UTI Naonatal com 10 leitos está incluída na construção do Materno-Infantil dentro do HRC, cuja obra está em andamento.

O deputado Chico Mendes ressaltou o trabalho da diretora do HRC, Joanne Nóbrega, do diretor técnico Pablo Leitão e da diretora da UPA, Shirleyanne Brasileiro.

“Esse trabalho feito por Dr. Pablo e Dra. Joanne tem sido um grande diferencial, por eles colocarem mais do que seu coração, a sua energia, a sua presença física dentro daquela casa de saúde, ajudando a melhorar a saúda da nossa região e da Paraíba. E de igual forma pela pessoa da Dra. Shirley, diretora da UPA, que nós observamos que é a mesma situação.”

Obra de construção do Materno-Infantil do HRC (Foto: Luis Fernando Mifô/Diário do Sertão)

HRC está sendo ampliado e Hospital Materno-Infantil está sendo construído

O Governo do Estado está realizando uma série de intervenções estruturais no complexo de saúde do Hospital Regional de Cajazeiras, entre as quais a reforma e ampliação do Centro Cirúrgico, da UTI adulta e a construção do Hospital Materno-Infantil, onde era a antiga Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, que agora terá UTI Neonatal. Ao todo, os investimentos chegam a R$ 22 milhões, incluindo as obras e a implantação de mais leitos.

A reforma e ampliação do HRC contempla inclusão de um Centro de Parto Normal com 5 salas de PPP e uma sala de estabilização com 2 leitos específicos para o Materno-Infantil; atualização da Central de Material e Esterilização (CME); aumento no número de leitos na UTI adulta, que passou de 9 para 10; implantação de UTI Neonatal com 10 leitos; ampliação da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN), que passou de 5 para 10 leitos; introdução de 5 leitos de UCINCA (mãe canguru); e expansão dos leitos de enfermaria de 19 para 28.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: